[Cascavel-pm] Vantagens!

Glauber Machado Rodrigues (Ananda) glauber.rodrigues em gmail.com
Sexta Dezembro 11 04:35:57 PST 2009

2009/12/10 Mônica Oliveira <monica.eo em gmail.com>

> Oi Pessoal...
> sou nova no "mundo perl"....e gostaria de saber quais as vantagens dessa
> linguage sobre outras como....java e php

A minha opinião:

Java e PHP são ambas linguagens que alcançam a simplicidade fazendo muitas
decisões por você. Quando você não concorda com essas decisões, você usa
outra linguagem. Essa outra linguagem também não te deixa te expressar,
então você vai pulando de linguagem em linguagem até chegar em Perl.

Fora isso, é uma linguagem que te devolve cada segundo que você investe
nela, pois quanto mais você aprende, mais você está livre para usar sua
criatividade. As duas únicas linguagens que *eu conheço* que são assim são
perl e lisp. As outras te prendem a medida que você vai se aprofundando.

E quando expressividade não tão importante, você pode definir padrões para a
sua equipe, e mesmo assim ganhar em produtividade. Resumindo, perl vai te
deixar fazer o que você quer, se não der certo a culpa é sua. Então você
pode passar para outra abordagem, sem ficar com aquela idéia reprimida, nem
botando culpa na linguagem. Se você tiver uma idéia, pode ficar
despreocupado que existe uma (geralmente mais de uma) maneira de fazer isso
em perl.

É uma linguagem assumidamente WOP (*Whatever-oriented programming
-*programação orientada a qualquer coisa), realmente indispensável
para quem
sabe o que quer.

Mas tudo que tem potencial para o bem, também tem potencial para o mal. Na
dúvida, é bom seguir as boas práticas:

Perl Best Practices - Standards and Styles for Developing Maintainable Code
  http://oreilly.com/catalog/9780596001735

E estudar bastante antes de sair por ai sendo criativo:

Learning Perl - Making Easy Things Easy and Hard Things Possible
  http://oreilly.com/catalog/9780596520106

Intermediate Perl - Beyond The Basics of Learning Perl
  http://oreilly.com/catalog/9780596102067

Mastering Perl - Creating professional programs with Perl
  http://oreilly.com/catalog/9780596527242

E para Web:

Mojo:
  http://mojolicious.org