[Cascavel-pm] É possível saber se um arquivo está sendo executado no servidor?

Pedro César pedrocesar em tecdom.com.br
Quinta Abril 9 12:08:07 PDT 2009

Pessoal, como ja falei em outro email, sou administrador de rede e pretendo
aprender perl para criar scripts e assim facilitar meu trabalho a
automatizar algumas rotinas.

Tenho a seguinte situacao: um cliente que roda um sistema em clipper, que ja
demonstrou ser um bom sistema (aos olhos dele) porem como agora os micros
estao em rede, se alguem ja estiver usando e outra estacao abrir, geralmente
corrompe alguma coisa, entao eu gostaria de fazer um script que fosse
chamado sempre que alguem fosse rodar esse programa.

O script deveria descobrir se esse arquivo esta sendo usado por alguem na
rede. Tipo o comando openfiles do windows, que informa se tem alguem na rede
usando determinado alrquivo. Com isso eu impediria que outra instancia do
arquivo fosse aberta.

Ao detectar que o executavel ja esta sendo usado poderia emitir um alerta,
ou redirecionar a linha de comando, enfim, gostaria de saber se perl tem
essa capacidade (descobrir que o arquivo está sendo usado).

 Não precisam se dar ao trabalho de dizer como nem fazer o código para mim,
so quero saber se é possível e que se possivel me dêem uma orientacao minima
para eu conseguir encontrar a solucao..

Grato

--
Pedro César