[Cascavel-pm] instalação automatizada de aplicação web

Quarta Novembro 26 02:54:18 PST 2008

Alceu Rodrigues de Freitas Junior wrote:
> Olá monges,
>
> Estou procurando uma forma de instalar aplicações web (ou seja, copiar
> módulos, templates, arquivos CGI, etc) diretamente para o servidor web,
> mas sem precisar fazer isso manualmente.
>
> O que vocês tem usado para fazer isso?
>
> Eu imagino algo como arquivos .war do J2EE, mas não necessariamente
> igual. Eu dei uma olhada no Apache::PAR mas não iniciei os testes ainda
> porque ele é considerado beta e só funcionaria em mod_perl.
>
> Se puderem dividir a experiência de vocês nessa área, eu ficaria muito
> grato.

As minhas sugestões, em ordem de preferência:

1. Pacote Debian

Como? Você não está usando Debian? Mau sapão! ;)

2. Pacote RPM / CentOS

3. Pacote para ${YOUR_FAVOURITE_DISTRO_HERE}

4. Tarball padrão CPAN + Module::Build + Module::Install

A vantagem de usar pacotes é ter controle de versão do software e saber
exatamente o que fazer para executar um "rollback", em caso de
necessidade. Também ajuda poder declarar dependências e modularizar o
software. Mas, claro, isso não vai funcionar corretamente se você usa
(argh!) windows.

Espero que isso ajude.
Putamplexos.