[Cascavel-pm] Captcha

Sábado Maio 10 00:16:29 PDT 2008

fernandolouis em terra.com.br wrote:
> Pessoal, qual a maneira mais adequada para fazer um captcha (código-imagem
> para acessar determinado arquivo de um site).
> esse código-imagem gerado deve ser armazenado em cache no cliente e não no
> servidor.

Fernando, não diga bobagem. Você não deve armazenar ou reusar captchas.
Se você reusar captchas, eu posso fazer tentativa-e-erro até acertar,
associando cada nova tentativa com um hash SHA1 da imagem. Assim, não
faz sentido armazenar (nem no cliente, nem no servidor).

Segundo, você tem de gerar o captcha de qualquer forma, então deve ser
feito pelo servidor.

> Conheço o imagemagick, mas não sei se é o meias adequado. Qual a opinião de
> vocês?

A minha opinião é que o ImageMagick é uma ótima /biblioteca/ /gráfica/,
e não um gerador de captchas. O CPAN tem recursos para isso, como o Eden
te apontou há pouco.

Portanto, STFW. O botão "I'm feeling lucky" do Google me retornou esta
página para a busca por "captcha perl lib":

http://search.cpan.org/dist/Captcha-reCAPTCHA/lib/Captcha/reCAPTCHA.pm

Note que esta é a mesma página que o Eden te apontou.

Você deveria ter vergonha de fazer perguntas na lista antes de RTFM e
STFW. E, novamente, para mim, está claro (claríssimo) que você nem mesmo
se deu ao trabalho...

Putamplexos desapontados.