[Cascavel-pm] software para medição do uso de desktops (off-topic)

Alceu Rodrigues de Freitas Junior glasswalk3r em yahoo.com.br
Quinta Junho 5 12:10:25 PDT 2008

Salve Champs,

Luis Motta Campos escreveu:
> Eu não sei como o windows controla processos, mas o snmp oferece
> recursos para se perguntar a um determinado host quanto tempo ele esteve
> rodando o programa representado por um binário específico...
>
> Acho que a melhor alternativa é investir em know-how sobre snmp, mas
> mais detalhes sobre o teu problema poderiam me dar mais idéias... :)

Infelizmente as informações que eu tenho são exatamente essas. Nem
obtive confirmação se as máquinas monitoradas seriam ou não MS Windows.

Parece-me que o SNMP pode fazer o trabalho de monitorar o uso do
hardware (CPU e memória), mas eu terei que investir mais tempo nisso
visto que não encontrei nada pronto nesse sentido. Parece-me que o MRTG
faria isso com algum trabalho... e o Zabbix aparentemente fornece isso
out-of-the-box.

Sobre os programas... o Windows oferece algo via registry. Toda vez que
se acessa o menu Add/Remove Programs existe uma estatística ali de
quanto o programa é utilizado. Isso funciona BEM mal porque a instalação
do programa deveria cuidar de curar algumas chaves no registry para que
isso funcionasse, e como isso não é um padrão adotado... o Windows tenta
adivinhar isso e o resultado é uma meleca. Aqui tem alguma coisa:
http://blogs.msdn.com/oldnewthing/archive/2004/07/09/178342.aspx

[]'s
Alceu