[Cascavel-pm] [OT] Vulnerabilidade nos servidores de DNS

Terça Julho 29 13:56:21 PDT 2008

Olá pessoal,

Me desculpem pela mensagem off-topic, mas considero este um assunto
bastante importante.

Eu estava com a sensação de que a "internet estava estranha" de uma
semana pra cá e estava incomodado com isso. Os domínios estão
demorando pra resolver e coisas assim.

Enfim, eu fui procurar saber e faz pelo menos uma semana que um bug
nos servidores de DNS vazou, que afetava praticamente todos os
servidores do mundo.

  http://beezari.livejournal.com/141796.html
  http://www.theregister.co.uk/2008/07/24/dns_exploit_goes_wild/

Aí tem um site pra checar se o servidor de DNS que você usa é
vulnerável ao ataque:

  http://www.doxpara.com/

Aí eu verifiquei e o meu servidor de DNS (o da Way/Oi Internet) está vulnerável.

Eu sugiro que vocês verifiquem se o de vocês também está vulnerável e,
caso esteja, não utilizem nenhum serviço como banco online ou coisas
assim (ou troquem o servidor de DNS pra algo como o OpenDNS). Caso
notem que o servidor do local de trabalho / universidade também é
vulnerável, sugiro que notifiquem os administradores.

-Nilson Santos F. Jr.