[Cascavel-pm] Duas Vagas -- Perl

Otávio Fernandes otaviof em gmail.com
Quinta Julho 17 06:41:32 PDT 2008

2008/7/17 Luis Motta Campos <luismottacampos em yahoo.co.uk>:

> A gente sempre pode pressionar eles. Eventualmente, vamos ser velhos e
> diretores de empresas - ou velhos e engenheiros de software sêniores, ou
> velhos e vendedores de cachorro quente.

Agora, se esta pressão for durante a sua entrevista, acredito que você
vai ter que pressionar, por e-mail, carta, ou qualquer outro formato.
Não há como criticar uma instituição e sugerir melhoras se você não
conhece como ela trabalha, e, julgar toda uma empresa por uma falha de
um departamento, é mais do que injusto.

Estes são meus dois centavos :-).

> Em qualquer uma das possibilidades, vamos ter posição para mudar as
> coisas. O importante é manter a chama acesa até chegar a nossa hora de
> fazer mudanças, e ter coragem para implementar.

Sim, quando chegar a hora deste nosso pessoal tomar decisões sobre uma
empresa, com certeza vamos mudar muitas coisas para melhor. Temos que
entender que as empresas brasileiras, em geral, estão crescendo
também, e aprendendo com os próprios erros, assim como uma criança...
é importante deixá-las sentir o que é ruim, também.

Há, também, o lado do empresário, dono ou diretor, de empresas de TI,
o qual, pela sua idade, não foi exposto às coisas que a nossa geração
(pelo menos a grande maioria aqui) foi. E, em grande parte, por este
motivo, leva sua empresa como uma empresa convencional e não dá tanta
importância à estas coisas que nós prezamos hoje... Como profissionais
capacitados, temos que levar em consideração este cenário e ter
estratégia a partir deste ponto.

Com o que eu já vi no mercado brasileiro, mesmo os grandes e abastados
de dinheiro, tem péssimos costumes, porem, na grande maioria, as
empresas estão tomando consciência disso e atitudes para mudar.
Lembrando que quanto maior, mais difícil.

> Eu sempre acreditei que ter um grupo de pessoas que pensam como você
> ajuda nas duas coisas: a ter coragem e a manter acesa a chama.

um forte abraço,