[Cascavel-pm] Res: Res: Res: Res: problemas com fork

Daniel ® Antunes danielrantunes em yahoo.com.br
Quarta Julho 16 06:51:12 PDT 2008

   Oi amigos, bom dia... Obrigado pelas sugestões...
   Ontem eu monitorei o dia todo remotamente e não parou "nenhuma vez", no horário de pico a ferramenta se comportou como de costume, muitos processos, muita atividade mas permaneceu estável e continua assim.
    Milagre ?!
    Não sei dizer, talvez o meu cliente tenha apertado o pessoal que forneceu o server/instalação e eles tenham feito algum ajuste. Estou tentando junto ao cliente obter maiores poderes e autonomia na estação, porém, acho pouco provável que farão isto. Não consigo entender estas políticas de alguns fornecedores.
    Obrigado novamente e abraço a todos.

 Daniel ® Antunes
profissional de informática
gnu/linux user #238553

----- Mensagem original ----
De: Alexei Znamensky <russoz em gmail.com>
Para: Cascavel Perl Mongers <cascavel-pm em pm.org>
Enviadas: Quarta-feira, 16 de Julho de 2008 10:20:52
Assunto: Re: [Cascavel-pm] Res: Res: Res: problemas com fork

Daniel,

Eu concordo com o Luis, isso parece algo relacionado a rede. Ou (acho menos provável), alguma limitação na quantidade de forsk sendo feitos em muito pouco tempo.

O ideal seria mesmo você medir a carga do seu sistema. Você tem alguma idéia de quantas conexões simultâneas você tem? Você tem alguma medição/estimativa de quantos bytes, em média, você trafega para cada conexão aberta? Veja esses links que o Alceu mandou, são muito interessantes, principalmente aquele no developerWorks sobre otimização de TCP/IP - se o seu problema for mesmo esse, ele ataca direto no ponto.

Só faltou uma coisa nele, que é o SOMAXCONN, que é o backlog do listen:

somaxconn - INTEGER
        Limit of socket listen() backlog, known in userspace as SOMAXCONN.
        Defaults to 128.  See also tcp_max_syn_backlog for additional tuning
        for TCP sockets.

que fica em:

/proc/sys/net/core/somaxconn

Outra coisa que pode afetar isso, se minha memória não me falha, é o número máximo de arquivos abertos, dado por:

$ ulimit -n

cada socket aberto conta como uma entrada (não tenho certeza absoluta disso, nem saco/tempo para checar agora, mas acho que é assim mesmo).

Se for mexer nas coisas de TCP/IP no /proc/sys/*/*/*, use o sysctl.

[]s,
Alexei