[Cascavel-pm] Res: Res: Res: problemas com fork

Alexei Znamensky russoz em gmail.com
Quarta Julho 16 06:20:52 PDT 2008

Daniel,

Eu concordo com o Luis, isso parece algo relacionado a rede. Ou (acho menos
provável), alguma limitação na quantidade de forsk sendo feitos em muito
pouco tempo.

O ideal seria mesmo você medir a carga do seu sistema. Você tem alguma idéia
de quantas conexões simultâneas você tem? Você tem alguma medição/estimativa
de quantos bytes, em média, você trafega para cada conexão aberta? Veja
esses links que o Alceu mandou, são muito interessantes, principalmente
aquele no developerWorks sobre otimização de TCP/IP - se o seu problema for
mesmo esse, ele ataca direto no ponto.

Só faltou uma coisa nele, que é o SOMAXCONN, que é o backlog do listen:

somaxconn - INTEGER
        Limit of socket listen() backlog, known in userspace as SOMAXCONN.
        Defaults to 128.  See also tcp_max_syn_backlog for additional tuning
        for TCP sockets.

que fica em:

/proc/sys/net/core/somaxconn

Outra coisa que pode afetar isso, se minha memória não me falha, é o número
máximo de arquivos abertos, dado por:

$ ulimit -n

cada socket aberto conta como uma entrada (não tenho certeza absoluta disso,
nem saco/tempo para checar agora, mas acho que é assim mesmo).

Se for mexer nas coisas de TCP/IP no /proc/sys/*/*/*, use o sysctl.

[]s,
Alexei

2008/7/16 Alceu Rodrigues de Freitas Junior <glasswalk3r em yahoo.com.br>:

> Daniel, porque você não utiliza um dos vários programas para testar carga
> no sistema e tentar simular esse erro?
> Um desses softwares é o JMeter (http://jakarta.apache.org/jmeter/), mas
> tem vários outros:
> - http://www.debianhelp.co.uk/apacheab.htm
> - http://www.linuxjournal.com/article/6691
>
> Se você tiver um ambiente de qualidade (você tem um não?) fica mais fácil
> ainda testar isso.
>
> Apesar desse artigo não ter uma solução para seu problema, eu acredito que
> você vai poder obter vários exemplos para melhorar a performance do website:
> [...]

Alexei Znamensky [russoz_gmail_com] [russoz.wordpress.com] [
www.flickr.com/photos/alexeiz]
"Though we live in trying times, we're the ones who have to try"