[Cascavel-pm] You Used Perl to Write WHAT?!

Sexta Janeiro 25 18:44:45 PST 2008

2008/1/25 Agnaldo Macedo <agnaldo em starweb-software.com.br>:
> Embora esse tópico ainda não tenha se esgostado, pois apenas meia duzia de
> pessoas fizeram comentários, notem, as aplicações citadas foram bem
> reduzidas e normalmente bem especializadas.

Se você quer aplicações grandes, olhe para as aplicações web.

Um sistema web rodando em um cluster de quase uma centena de
servidores não é exatamente reduzido. Atualmente servimos "apenas" por
volta de 1 milhão e 800 mil usuários diferentes mensalmente. E isso
não é *realmente* grande, isso é só onde eu trabalho.

Se você quer exemplos maiores, dê uma olhada nos serviços da SixApart.
Por exemplo, o livejournal.com, que é um serviço feito em Perl, recebe
mensalmente mais de 2 milhões 400 mil usuários só dos Estados Unidos
(estimando um total de 5 milhões e 400 mil usuários globais, assumindo
a mesma proporção de usuários americanos / usuários globais que a de
onde eu trabalho). Além disso, eles também possuem o Vox com quase 2
milhões de usuários globais por mês. E o MovableType é feito em Perl
(se você conhece um pouco sobre blogs já ouviu falar nisso).

A presença relevante de Perl está na internet. É mais difícil
encontrar Perl em empresas tradicionais de outros ramos. Em geral,
aquelas aplicações internas de empresas bem grandes são desenvolvidas
em Java ou .NET.

Quem já trabalhou em ambos os ramos sabe o que é mais interessante de
se fazer e o que dá mais dinheiro como desenvolvedor.

Basicamente, se seu objetivo de vida é parar de desenvolver e cuidar
da parte de negócios de uma empresa e esse é seu objetivo de ascensão
profissional, eu posso dizer que Perl é uma má escolha, não vai servir
pra você. Se você almeja fazer coisas interessantes, poder estar
sempre na vanguarda do desenvolvimento de software e possivelmente
conseguir transformar seu talento como desenvolvedor em muito
dinheiro. Uma linguagem moderna como Perl é mais adequada.

Perl, PHP, Python e Ruby são as linguagens que movem a web nos dias de
hoje. Se esse é o seu ramo de interesse, escolha uma delas. Eu sugiro
Perl, mas com qualquer uma das outras (bem, talvez PHP não) você
estará bem servido (ou pelo menos melhor servido do que com Java ou
.NET).

Poderia ficar escrevendo até amanhã mas vou parar por aqui. ;-)

-Nilson Santos F. Jr.