[Cascavel-pm] You Used Perl to Write WHAT?!

Sexta Janeiro 25 14:14:04 PST 2008

Agnaldo Macedo wrote:
> Na tua empresa Eden, assim como na do Nilson Santos, ou na do Luis Motta,
> quero crer, então, que pelo menos 50% dos sistemas, sub-sistemas, aplicações
> são, então, escritas em Perl.
>
> Poderiam citar exemplos ?

Ai, meus deuses.

Esta petulância ainda vai te matar, meu nego.

Eu vou ter de explicar o que eu faço, agora.

Eu sou o DBA do Database Group, uma força tarefa pertencente ao RIPE
NCC, o RIR da Europa.

A gente usa Perl para rodar e para manter funcionando o Whois Daemon,
que é "o" serviço essencial para manter a Internet funcionando: ele
fornece informação de roteamento inter-redes para todas as redes de
computadores que formam a Internet da Europa, Ásia e Oriente Médio.

Como o RIPE NCC, existem mais 4 entidades realizando o mesmo trabalho
pelo mundo: O AfriNIC (Africa), o JPNIC (Japão e Ocenania), o ARIN
(America do Norte e Central) e o APNIC (América do Sul).

Perl é parte importante da infra-estrutura básica que mantém a Internet
funcionando.

Os meus sistemas são 80% Perl e 20% C. A gente está fazendo um
esforcinho para fazer com que os sistemas sejam 100% Perl, mas isso
demora e a gente precisa convencer os membros do RIPE (o grupo que dita
as normas) de que isso funciona melhor. Temos conseguido bastante apoio,
e ainda vamos ditar padrões durante muito tempo.

Agora, por favor, chega de me chatear com perguntas do tipo "que
linguagem implementa o seu sistema de contas-a-pagar?", que eu tenho uma
Internet para fazer funcionar...