[Cascavel-pm] You Used Perl to Write WHAT?!

Sexta Janeiro 25 14:00:18 PST 2008

2008/1/25 Agnaldo Macedo <agnaldo em starweb-software.com.br>:
> Por favor, cite algumas.
>
> Pois existem ERP´s feitos para web também.

Numa empresa que eu já trabalhei anteriormente, a cultura era
predominantemente Microsoft e eu só consegui colocar um pequeno uso de
Perl em algumas ferramentas internas. Em especial, utilizávamos um
processo de build automático para VB6 e integração com o sistema de
controle de versões SourceSafe escrito em Perl (mas ele não funcionava
tão bem assim, porque era difícil interoperar com o VB6, quando dava
um erro de compilação, ele abria uma janela, por exemplo, ao invés de
retornar um código de erro). Além disso, o monitoramento dos
servidores dos clientes era feito por scripts Perl associados à
páginas ASP. Acho que quando eu saí de lá, ninguém mais deve ter usado
muito essas coisas porque ninguém sabia Perl de verdade (só um outro,
que saiu quase junto comigo).

Numa outra empresa que eu já trabalhei anteriormente, todos os sitemas
eram feitos em Perl. Eles vendem sistemas de front-end e back-end para
companhias aéreas e também vendem sistemas para agências de turismo
(organização de eventos, integração com hotéis, etc). O sistema de
gestão de projetos utilizado internamente, feito utilizando Catalyst,
que era muito bom (com recursos de rastreabilidade, gestão de
competências e mais um tanto de buzzwords que o povo de negócios
adora) iria ser comercializado também, ele praticamente atendia todos
os requisitos pra uma certificação CMMI-2 mas acho que como eu saí da
empresa não foi pra frente e ficou só como uso interno. Site:
http://www.mysky.com.br/

Em bioinformática muitos sistemas são em Perl. Eu já trabalhei com
isso aqui no ICB da UFMG. Mas foi por pouco tempo. Tentei encontrar o
site mas o servidor acho que saiu do ar. Não tinha muita coisa por lá,
eram bancos de dados científicos para catálogo de espécies e uma
aplicação que desenhava a árvore filogenética (já até esqueci se o
termo é esse mesmo) estimada de um pedaço de DNA que um pesquisador
colasse numa interface via web. Só era interessante pra pesquisadores
mesmo.

Atualmente trabalho na PictureTrail e boa parte do site principal é
feito em Perl, com algumas partes em PHP. Algumas partes são
utilizando Catalyst e as partes antigas utilizando scripts normais
rodando sob FastCGI (código bem antigo). Existem alguns
desenvolvimentos novos sendo feitos relativo a aplicativos para redes
sociais onde o front-end é em PHP e uma parte do back-end é feito em
Perl. Site: http://www.picturetrail.com

Acho que outras pessoas podem dar outros relatos.

-Nilson Santos F. Jr.