[Cascavel-pm] Res: expressao regular

Quinta Janeiro 24 04:28:45 PST 2008

Rafael Lebrao Martins wrote:
> open (FILE, '<', "$filename");
>
> é mais legível.
> Significa que você tem de usar
> $filehandle, $modo, $arquivo, ao invés de
> apenas open (FILE, "<$filename");

Ah, tolinho... "ser mais legível" não é desculpa para nada. ;) A gente
normalmente tenta justificar este tipo de coisa dizendo que é melhor ou
pior em termos de práticas de programação.

Legibilidade é apenas uma componente do que a gente chama "boas-praticas
de programação".

Saber o que você está fazendo é mais importante do que fazer "direito".
Perl não foi projetado para gente que não pensa no que faz. Cuidado ao
programar. ;)

Por exemplo, eu gosto da variante

my $data;
open my $file, $filename
  and do { local $/ = undef; $data = <$file>; }
  and close $file
  or die $!
;

Claro, isso não se encaixa nos "idiomas" mais comuns de Perl. O que não
quer dizer que está errado, é apenas outra forma de fazer. Você consegue
me apontar uma vantagem e uma desvantagem na minha variante?

A desvantagem eu vou apontar para você: ela não é "didática". A Patty
tentou cortar e colar o meu código, mas se esqueceu de usar um ';' no
final da linha do "do()", por que ela não entendeu o código antes de usar.

E a vantagem? (eu estou esperando uma resposta)

Em outras palavras, boas práticas são "linhas-guia" que podem ou não
ajudar a gente a escrever código de boa qualidade. Mas sabedoria para
saber quando e conhecimento técnico para quebrar as regras também faz
parte do conjunto de ferramentas de um bom programador Perl.