[Cascavel-pm] Tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas... quero a opinião de vocês

Quinta Janeiro 17 05:25:54 PST 2008

Joao Gabriel C. Laass wrote:
> Boa tarde pessoal.
> Estou enviando esse e-mail para ouvir a opinião de vocês... esse mês
> eu fui aprovado no CEFET-ES* para o curso "tecnólogo" em "Análise e
> Desenvolvimento de Sistemas" (vulgo Sistemas de Informação)... e
> estou um pouco confuso...

Bom, antes de mais nada, meus parabéns.

> A um tempo atrás eu fui em uma palestra na qual o instrutor citou as
> diferenças entre Ciência da Computação e Sistemas de Informação... e
> em certa parte da palestra ele disse que no mercado, tirando o
> momento da contratação (em que Ciência da Compt. parece levar
> vantagem sobre Sistemas de Informação) ambas as áreas se interceptam
> e um pode fazer o trabalho do outro...

Bom, aqui tem uma verdade e uma mentira. Vamos tentar desenroscar as
duas coisas:

É sim verdade que os profissionais formados "Cientistas da Computação" e
os profissionais formados "Tecnólogos em Sistemas de Informação" tem um
conjunto de tarefas em comum (i.é, podem "fazer a mesma coisa").

O problema é que, para o tecnólogo, esse "subconjunto" comum representa
algo como 80%-90% de todo o conhecimento que ele teve nos estudos dele.
Para o cientista, isso não passa de 20%-30%.

O problema é que a maior parte do mercado de IT do Brazil não entende
nada de IT, e não faz idéia do motivo pelo qual temos duas
"denominações" diferentes para o "mesmo curso" (eles acham).

Assim, se o que importa para você é "trabalhar", qualquer um serve, e
usualmente tecnologia é mais fácil de terminar.

Por outro lado, se você quer fazer diferença, estudar Ciências da
Computação pode pesar na sua carreira.

Eu não estou dizendo que todo mundo que é (interessante|relevante) na
área fez ou faz Ciências da Computação. Não é condição
/sine/-/qua/-/non/ para conseguir bons empregos, e você vai fazer
"essencialmente" a mesma coisa.

É muito mais como comparar as piruetas de um atleta olímpico com as
piruetas de uma criança de 5 anos - o atleta olímpico teve muito mais
preparo e pode dar piruetas mais bonitas... :)

> Gostaria de saber os prós e contras sobre o curso que irei cursar
> (aviso: continuarei a tentar passar em Ciência da Computação pela
> UFES)...

Bom, acho que você consegue listar prós e contras por sua conta. O que
eu quero que você preste atenção é se o curso que você escolher te oferece:

  1. Mais horas de prática de programação;
  2. C, Lisp, Perl, Ruby, Python, Eiffel, Smalltalk;
  3. Aprendizado prático e teórico nos três paradigmas de programação
mais antigos e mais usados (Funcional, OO, e Eventos);
  4. Aulas de Engenharia de Software;
  5. Aulas de gestão de projetos;
  6. Cursos completos de Compiladores e estudo de Gramáticas Regulares -
requisito para ser bom é terminar o semestre com um compilador básico de
pascal, por exemplo.
  6. Contato com sistemas operacionais "unix-like" (linux, solaris, aix,
hpux, irix, minix, bsd, freebsd, entre outros)
  7. Contato com tecnologias "abertas" (padrões públicos, usados por
muitas empresas e fornecedores diferentes).

  Quanto mais ítens desta lista, mais perto do currículo que eu
considero "ideal" para um bom profissional, não importa como você chame
o teu curso.

  Bom, estes são os meus "dois centavos" ;) tenho certeza de que outras
pessoas vão acrescentar mais ítens à lista.