[Cascavel-pm] Print Loading ao executar system

breno breno em rio.pm.org
Sexta Dezembro 26 06:20:09 PST 2008

Não sei como essa história do "loading..." acabou, mas estava eu aqui
lendo o PBP e vi a recomendação "Progress Indicators" no capítulo 10
(I/O):

"Always convey the progress of long non-interactive operations within
interactive applications", e ele faz *exatamente* o que parece ser o
tópico dessa pergunta - exceto que ele chama de "Initializing..." em
vez de "Loading...", exibindo os tais pontinhos de tempos em tempos
pra avisar que o programa ainda está vivo e processando. As mensagens
são exibidas no STDERR de modo q a saída padrão não é comprometida.

A dica seguinte, "Automatic Progress Indicators", sugere um módulo no
mínimo interessante (também do Conway) chamado Smart::Comments. Com
ele, vc pode criar comentários especiais (marcados com ###) que serão
utilizados como indicadores de progresso.
http://search.cpan.org/perldoc?Smart::Comments

Vale lembrar, no entanto, que essa dica é para programas em Perl, não
para chamadas externas como system() e derivados (que bloqueiam).
Confesso que não procurei por indicadores de progresso em chamadas
externas, de repente há algo bacana no CPAN. Fora que Nilson, Alceu,
Russo e cia já deram contribuições muito interessantes à questão. Mas
achei que seria pertinente ao tema mesmo assim :-)

[]s

-b