[Cascavel-pm] Quando usar Moose::* ou Class::* ?

Daniel Ruoso daniel em ruoso.com
Quinta Dezembro 11 05:20:39 PST 2008

Em Qui, 2008-12-11 às 11:05 -0200, Lindolfo "Lorn" Rodrigues escreveu:
> Fiquei com um duvida hoje no metrô :P, estava filosofando comigo mesmo
> sobre OO e Perl e como usar do jeito certo e etc, quando percebi que
> todos os módulos que eu tenho, não são muitos, 90% usam OO com Hash +
> Bless, e os outros 10% usam Moose porque eu queria experimentar e
> aprender nada que o velho Hash + Bless não resolvesse.
> A pergunta é, em que momento eu devo usar Moose/Class* para fazer um
> modulo? que tipo de ganho eu tenho com o Moose/Class? Um ponto
> negativo que eu vejo e o excesso de dependência, acessei uma maquina
> que não tem nada de Perl e digitei:

É curioso você levantar esse assunto porque hoje mesmo eu vi uma
discussão sobre colocar Moose e Class::Accessor no core...

Bom, o Moose é muito bom, mas como você disse, tem muitas dependências e
também não é lá muito rápido... Foi então que eu ouvi falar no Mouse,
que é uma criação do próprio pessoal do Moose, só que é uma
simplificação, tendo menos dependências e sendo mais rápido.

O Class::Accessor e o Class::Accessor::Fast eu uso indiscriminadamente
porque eles são pouco intrusivos, pra falar a verdade, quase nada
intrusivos.

Agora é assim, o Catalyst está migrando para usar Moose, então já é um
bom use case para você pensar...

daniel