[Cascavel-pm] tem uma ferramenta grafica para perl?

Segunda Dezembro 1 11:53:31 PST 2008

Nilson Santos Figueiredo Junior wrote:
> Obviamente, *meus* sistemas normalmente não precisam disso. Mas eu já
> fiz isso enquanto dava manutenção de emergência em sistemas dos
> outros. E, sinceramente, eu duvido que você não tenha feito esse tipo
> de coisa, não só uma, mas diversas vezes.

Não é o caso, eu não me orgulho disso e não digo publicamente que eu
faço. Mas sim, quando o chefe grita que quer que eu mexa no script "no
ar" eu faço, na frente dele, até ele cansar de me ver digitar e ir
embora. Depois, eu paro, que eu não sou besta e tenho um nome a zelar.

Motivos políticos à parte, ninguém deveria fazer isso nunca. E eu sigo
estar norma e pressiono os meus subordinados, pupilos e amigos a não
fazer isso o mais que eu posso.

E ninguém nunca veio me contar da vez que eles seguiram o procedimento
correto e a coisa saiu errado de uma forma catastrófica, que eles não
conseguiram corrigir (nem que seja rolando de volta a versão anterior).

> Além disso, em ambientes assimétricos (servidores de produção rodam
> OS, bibliotecas, versões diferentes dos servidores de desenvolvimento,
> por exemplo) também acontecem problemas somente no ambiente de
> produção. É bem mais produtivo isolar um dos servidores e "debugar" lá
> mesmo, do que ficar tentando inferir o que está de errado olhando pelo
> lado de fora, ainda mais se o problema for grave e tudo já estiver
> fora do ar mesmo.

Ter ambiente assimétrico não ajuda nada. Se você não pode garantir que
as dependências do seu sistema são satisfeitas em ambos os ambientes de
produção e desenvolvimento, tem mais um problema. Mas isso é assunto
para outro /thread/.

> Enfim, é óbvio que essas situações *não deveriam* acontecer. Mas
> acontecem, muitas vezes, sem depender de nós.

Como eu disse antes: eu sei disso, eu passo por isso também, mas eu
tento o mais que eu posso fazer com que os meus subordinados, meus
pupilos e meus amigos não precisem passar por isso. Eu ensino apenas o
certo.

Por favor compreenda que a minha postura aqui é o mais correta possível.
Eu não posso dar mau exemplo.

Putamplexos.