[Cascavel-pm] ERP com Catalyst

Eden Cardim edencardim em gmail.com
Terça Abril 22 11:34:45 PDT 2008

2008/4/22 Jorge Augusto Senger <jasenger em gmail.com>:
>  As pessoas de minha equipe têm alguns receios e dúvidas a respeito do
>  uso de um framework no lugar de CGIs:
>
>  - Medo da aplicação se tornar engessada e dependente do framework;

A maioria das aplicações desenvolvidas com frameworks para web são
mal-projetadas e incluem lógica de negócio dentro do escopo do
framework (o pessoal do Ruby on Rails adora fazer isso). Como o
Catalyst segue o mesmo princípio da liberdade do Perl, você pode fazer
isso se quiser. Porém a forma correta de projetar a aplicação seria
utilizar classes externas e o framework apenas como uma camada de
"cola" entre a sua aplicação e a web. O Catalyst fornece formas de não
tornar a sua aplicação dependente do framework. Inclusive escrevi um
artigo sobre isso no ultimo advent calendar:
http://catalyst.perl.org/calendar/2007/24
Qualquer dúvida, não hesite em perguntar.

>  - Qual seria a diferença de performance da aplicação CGI x Catalyst?;

Tipicamente, aplicações CGI iniciam um processo a cada requisição,
incluindo overhead desnecessário. Aplicações CGI tradicionais podem
rodar em cima de FastCGI ou mod_perl e evitar esse problema. O
Catalyst é compatível com CGI tradicional e também com FastCGI e
mod_perl. Na verdade, não é o framework que vai ter o maior impacto na
performance do sistema, é a maneira como você implanta a sua
aplicação.

>  - E se mais tarde o Catalyst sumir do mapa? O que vai acontecer com
>  minha aplicação?;

É bem difícil o Catalyst sumir do mapa pois várias empresas grandes
dependem dele. Como ele é open source, com o tempo sua equipe vai
conhecer bem os internals dele e vão poder tocar os projetos mesmo sem
suporte (é o que acontece na maior parte dos sistemas onde eu já
trabalhei). De qualquer maneira, esse é um problema que existe com
qualquer tipo de software e a forma mais segura é fechar um contrato
de suporte.

Trazendo um pouco a brasa para a minha cebola (não sardinha, porque
sou vegetariano ;)), a Shadowcat Systems Limited
(www.shadowcat.co.uk), onde eu trabalho, fornece suporte a Catalyst
inclusive com seguro. Só não sei se vai ser viável economicamente para
você já que a taxa de câmbio entre está desfavorável para o Brasil. Há
um burburinho nos corredores sobre uma cooperativa de desenvolvimento
Perl envolvendo o pessoal aqui da lista, se você fechar um contrato de
suporte conosco acho que todos seremos beneficiados.

--
edenc.vox.com