[Cascavel-pm] Google App Engine

Segunda Abril 14 01:03:11 PDT 2008

Nilson Santos Figueiredo Junior wrote:

> Eu, sinceramente, gostaria de entender como "o Brasil bloqueia o
> Orkut". O Brasil, felizmente, não é a China que possui um grande
> firewall na frente do tráfego do país inteiro.
>
> Eu me recordo quando teve aquela coisa de "bloquear o Youtube" por
> causa do vídeo da Cicarelli e eu fiquei me perguntando essa mesma
> coisa e, bem, o site continuou perfeitamente acessível para mim
> durante todo aquele período.

No Caso do Vídeo da Cicarelli, que você mencionou, não aconteceu bloqueio.

É muito fácil para qualquer um bloquear um website: veja o que aconteceu
faz pouco tempo com o Afeganistão, que decidiu bloquear o YouTube, por
que eles achavam que o website era "subversivo", por exemplo.

O governo montou uma estrutura de routers bem simples, que deve ter
custado 30-40K USD, e publicou, via Whois Daemon, novas rotas para o
YouTube.com, "mais baratas" (toda rota recebe um "custo" quando se publica).

O que acontece neste caso é que os roteadores que se auto-configuram
através do serviço do Whois Database viram as rotas mais baratas e
mandavam todo mundo seguir para a estrutura de roteadores "dead end" que
o governo montou.

O que eles não contavam é que o mundo inteiro ia ver as tais rotas, por
causa de um erro de publicação (eles deveriam ter modificado um objecto
RPSL existente, não criado um novo, mais abrangente).

O restultado disso foi o YouTube ficar fora-do-ar no mundo todo por umas
duas horas, mais ou menos.

Como você pode ver, é bastante simples tirar um website do ar. Você tem
apenas de saber que fio puxar. :)

Tem aí meus dois centavos.