[Cascavel-pm] Perl training

Sábado Abril 5 00:53:51 PDT 2008

Nilson Santos Figueiredo Junior wrote:
> (...) como a maioria das minhas idéias, eu acabo deixando de
> lado porque eu nunca tenho tempo de desenvolvê-las direito (ou acabo
> esquecendo).

Leia "Time Management for System Administrators", do T. A. Limoncelli,
publicado pela O'Reilly. Solução prática, flexível, bem explicada e
elegante.

> Acho que uma coisa que seria ótima pra imagem de Perl no Brasil seria
>  se membros da comunidade dessem treinamentos em Perl para estudantes
>  gratuitamente. Isso é importante porque estudantes, em geral, são
> mais open-minded e até mesmo mais influenciáveis. E se conseguíssemos
> fazer com que aprendessem Perl antes do catequismo tradicional em
> Java, ganharíamos pontos extras.

Sim, não há dúvida que dar cerveja (ou treinamento) de graça vai fazer a
gente bem popular. ;)

> Outro ponto importante é que uma dificuldade de projetos em Perl é
> encontrar mão-de-obra barata porque muitas empresas (em especial as
> pequenas) simplesmente não têm capacidade para pagar bons salários
> para todos. E os estudantes como estagiários ou até mesmo
> recém-formados preenchem este nicho muito bem.

Não, oferecer mão de obra barata talvez não seja uma coisa que a gente
queira. Eu não quero que o Perl domine o mundo. Eu acho que se a gente
conseguir manter uma fatia de mercado já está bom.

Lembre-se de que "qualificar" mão de obra barata quer dizer também fazer
a qualidade do Perl cair. Isso vai equiparar a gente com Java muito
depressa.

Não acho que a Comunidade Perl do Brazil deva adotar este caminho.

Eu não acredito que uma linguagem de programação bem-sucedida é uma
linguagem de programação que muita gente conhece. Eu acho que é muito
melhor ter grupos pequenos de programadores muito capacitados e deixar
de atender mercados "de massa".

A gente tem de entender que não dá para "bater de frente" e achar que a
gente vai conseguir derrubar a evangelização da Sun Microsystems nas
universidades com treinamentos voluntários.

O que a gente precisa é ter um nicho mercadológico estratégico (ISPs e
Soluções para Web? Sysadmin Linux e Unix? Portabilidade Instantânea?), e
ter gente altamente qualificada atuando e empurrando a linguagem neste
nicho.

Não temos dinheiro para fazer o que o Java faz. Não adianta a gente
tentar usar a mesma estratégia, a gente não pode bancar isso. Competir
no "mercado de massa" com a Sun é como dizer que você pode colocar um
elefante sentado no seu colo.

Vamos trabalhar com as ferramentas que a gente tem: comunidade, soluções
inteligentes e personalizadas, nichos de mercado, qualidade muitas vezes
superior à média oferecida no mercado.

Em outras palavras: eu não quero que a Comunidade Perl seja como a
Volksvagen (toda família tem um Volksvagen). Eu quero que a Comunidade
Perl seja como a Ferrari ou a Bentley (quem tem, pode pagar, tem orgulho
disso, e é invejado).

Tão aí os meus dois centavos do costume. ;)
E, como eu sempre digo: todo mundo é livre para discordar.