[Cascavel-pm] [OT] Memória humana

Terça Novembro 27 11:58:05 PST 2007

Vanderson Sampaio wrote:
> Minha contribuição enquanto fisiologista...
> A formação da memória de longo prazo, depende, basicamente de dois
> fatores: a importância a qual o fato/evento tem pra você e a formação de
> um "engrama".
> Duas coisas se pode tirar daí: 1) você não transforma em memória de
> longo prazo, tudo o que for irrelevante, ou pelo menos o que você
> considera como tal (Ex: Seu almoço, dia do aniversário do seu chefe,
> etc...)
> 2) Você não está associando os fatos/eventos a imagens (engramas) e isso
> dificulta a formação da memória de longo prazo.
> [...]

Vanderson, eu me interesso por memória por um motivo não diretamente
associado à fisiologia: existem algumas aplicações práticas que me
interessam, especialmente sobre o reconhecimento de padrões e o
treinamento de Redes Neurais (de certa forma, uma espécie de "memória"
para "objetos" semelhantes).

Eu gostaria de saber mais sobre o papel da repetição na formação de
memória de longo prazo em humanos. Será que voce pode me apontar
/papers/ sobre o assunto, ou me dizer algum livro onde eu consiga mais
informação?