[Cascavel-pm] RE: repositórios de RPM do Oracle Unbreakable Linux [off-topic]

Alceu Rodrigues de Freitas Junior glasswalk3r em hotmail.com
Quinta Novembro 22 06:09:51 PST 2007

Oi Lorn,

Valeu pelo link... eu dei umas risadas.

Ganhar dinheiro com suporte tudo bem... mas eu não achei o repositório nem dos fontes do "Unbreakable". Ou não tem, ou está bem escondido. Eu não conheço a GPL a fundo, mas pelo menos os fontes tinham de estar disponíveis, correto?

Do RedHat eu achei, não que tenha resolvido muita coisa. Olha a ironia:

1 - Quero instalar o Umbrello, mas não tenho pacote
2 - Baixo o fonte e tento usar o trio configure-make-make install. Não funciona porque faltam os headers do KDE
3 - 20 dependências depois eu chego no kdelibs*.rpm. Tento instalar ele, mas ele reclama que falta o pacote fam-devel. Nem com reza brava eu acho esse cara.

A dica do CentOS foi boa: http://rpm2html.osmirror.nl/centos/3.7/os/i386/RedHat/RPMS/fam-devel-2.6.8-15.i386.html. Aparentemente o Gamin faz a mesma coisa que o FAM (e existe no DVD do Unbreakable Linux), só não sei se o RPM vai ficar contente se eu instalar ele ao invés do fam-devel.

Oferecer pacotes compilados como valor agregado para suporte pago é uma coisa (não que me agrade muito, mas alguém tem que pagar o salário do programador que arruma o problema). Oferecer download de uma distro com dependências quebradas e não dar opção para resolver já não parece legal. Fica com cara de shareware... pague para ter o restante. Se não estivéssemos falando de software livre, dava até para entender.

[]'s

---
Alceu Rodrigues de Freitas Junior
glasswalk3r em hotmail.com
"Escolha um trabalho que você ama e você nunca mais terá que trabalhar um dia na sua vida" - Confúcio