[Cascavel-pm] OT: Curso Perl da Sun

Sábado Novembro 17 09:41:31 PST 2007

Gabriel Vieira wrote:
> Olá caríssimos amigos,
>
> como representante do Diretório Acadêmico da minha faculdade, entrei em
> contato com um representante da Sun para o firmar uma parceria onde o DA
> ofereceria cursos da própria para os alunos gratuitamente e então
> ofereceria certificações da Sun com descontos.
[...]
> A idéia de oferecer cursos da Sun é pelo simples motivo de Java ser
> a linguagem 'mãe' no curso. =D Pão e circo aos alunos!

Gabriel, com todo o respeito que lhe cabe, e sabendo que este é um tema
muito polêmico, eu gostaria muito de chamar a sua atenção para um
detalhe de implementação:

Ter cursos de uma linguagem de programação no DA da faculdade é uma
coisa ótima, especialmente nestes dias de cão em que a competitividade é
muito grande e a gente precisa sempre ter mais uma carta na manga.

Agora, oferecer no DA cursos de linguagems que a faculdade está usando é
questionável.

O DA deveria trabalhar para oferecer aos alunos uma visão alternativa,
com programas educacionais complementares, não de reforço. O que eu
quero dizer é: não faz sentido que o DA da faculdade de jornalismo
ensine redação. Mas faz todo o sentido que ensine cálculo, ou
datilografia, ou qualquer outra coisa que possa ser considerada útil
pelos alunos, mas que não conste do currículo oficial da faculdade.

Ensinar uma linguagem de programação extra como parte das atividades do
DA parece ser uma boa idéia, numa faculdade de computação (qualquer que
seja o nome oficial do curso). Agora, ensinar a mesma linguagem de
programação que os alunos vêem em sala de aula, me parece perda de
tempo, e soa até um pouco mal, para mim. É como se o DA dissesse: "os
palhaços da faculdade não conseguem ensinar isso, mas a gente acha muito
importante, então ensinamos a gente mesmo".

Eu recomendo que você tente introduzir cursos de Lisp, Scheme, Ruby, ou
qualquer outra coisa que não faça parte do currículo da faculdade. Até
mesmo Perl serve ;)

A vantagem de se ensinar uma outra linguagem é oferecer aos alunos a
possibilidade de "abrir a cabeça", trabalhando alternadamente com um
outro paradígma de programação. A lista que eu te mandei é bem sugestiva
neste sentido: ensine seus alunos a pensar de outra forma, e eles vão
ter mais chance no mercado de trabalho (com duas linguagens, e com
idéias mais interessantes que simplesmente ser "macaco de codificação
java").

Entre para a história do seu curso de faculdade: mude a forma de pensar
dos seus colegas.

Seja pensador, Gabriel(*)

(*) qualquer semelhança com o cantor de rap brasileiro é mera coincidencia.