[Cascavel-pm] Duvida modelagem

Alceu Rodrigues de Freitas Junior glasswalk3r em hotmail.com
Quinta Maio 31 13:33:53 PDT 2007

Oi Donato,
Você deveria ter explicado que o formato dos arquivos é arbitrário e você não tem o que fazer com eles. IMHO, esse é um formato limitado e que atualmente dá mais dores de cabeça do que benefícios. Isso parece coisa de sistema escrito em Cobol e rodando em mainframe, aonde os dados são armazenados em campos com tamanho fixo. Arquivos com separadores são um pouco melhores, XML melhor ainda e YAML talvez melhor ainda (esse eu nunca testei).
Eu acho que tanto faz você usar hash ou objetos, o resultado será o mesmo.
De acordo com o Randal em "Learning Perl Objects" (ou qualquer coisa assim, perdoem-me pela falta de detalhes), você deve usar objetos onde eles fazem sentido. Pela descrição do seu problema, eu acho que está mais para um programa "lone rider" do que um sistema grande com milhares de linha de código então eu iria de hash mesmo, usando referências para evitar cópias desnecessárias de dados.

É por isso que eu gosto de Perl. Soluções simples para problemas simples.
[]'s
Alceu

Date: Thu, 31 May 2007 15:49:33 -0300From: donatoaz em gmail.comPessoal,vou desenvolver uma aplicação em que no backend basicamente é o seguinte:arquivos com determinado nome, em determinado diretório são processados por um daemon.Este daemon coloca a resposta em um arquivo homonimo em outro diretorio predeterminado. Eu gostaria de converter a estrutura do arquivo para algo mais intuitivo, por exemplo,o formato do arquivo é algo como:se a linha começar em um os proximos 10 caracteres sao o nome da empresa, os próximos 8 sao a data e assim por diante.. Eu pensei em modelar cada arquivo como uma hash em que cada informação fosse um campo, algo como:$file1->{nome_empresa} = 'acme';$file1->{data} = '21072007';...E criar um parser que receberia como entrada uma hash e retornaria a string do arquivo e vice versa... mas eu acredito que não seja uma aproximação muito interessante... dai pensei em modelar como um objeto mesmo e criaros acessores para cada atributo e os metodos para inflar a partir de uma string e para stringificar.... qual a sugestão de vocês?--Donato Azevedo