[Cascavel-pm] Artigo - Como Perl Salvou o Projeto Genoma

Adriano Ferreira a.r.ferreira em gmail.com
Quinta Maio 24 11:12:42 PDT 2007

On 5/24/07, Eden Cardim <edencardim em gmail.com> wrote:

> Isso eu já sei, o que eu estou questionando é o seguinte: O cara disse
> que as expressões regulares do Perl são ilegíveis, as do Python são
> melhores/mais legíveis?

Você está brincando, não é? A maioria das linguagens que hoje tem
expressões regulares derivaram diretamente de algum subconjunto da
linguagem de regexes suportada pelo Perl 5. Por exemplo, tem um
tutorial de regexes para Python ("Regular Expression HOWTO",
http://www.amk.ca/python/howto/regex/) que começa assim:

"The re module was added in Python 1.5, and provides Perl-style
regular expression patterns."

E a estória é a mesma  com Java, JavaScript, Ruby, C#, etc. Expressões
regulares podem ser uma forma muita concisa de expressar muita coisa e
amedronta os que ainda não apreciaram o que elas podem fazer. Deixa o
cara começar a quebrar um string ":identificador" através de
expressões como

      if ( substr(s, 0, 1) eq ':' ) {
          $identifier = substr(s, 1);
      }

e sair expandindo este código para combinar e extrair mais e mais
partes de texto. Em breve começa a fazer sentido este tipo de coisa:

      ($identifier, $object, $method ) =~ / (\w+) \s* = (\w+) \s* \.

e o cara descobre razões para apreciar esta linguagem ilegível.