[Cascavel-pm] Perl versus o resto do mundo (era: Artigo - Como Perl Salvou o Projeto Genoma)

Nelson Ferraz nferraz em gmail.com
Quinta Maio 24 10:00:22 PDT 2007

> Alguém saberia me dizer porque o Pugs foi implementado em Haskell?

Porque Haskell é uma linguagem funcional, e como tal oferece um
conjunto de funcionalidades que o tornam mais propício para a criação
de um compilador.

Algumas destas funcionalidades estarão presentes nativamente em
Perl6, de forma que as futuras versões da linguagem sejam escritas
nela mesma.

E não se esqueça de que Flavio Glock implementou Perl6 em Perl5
(v6.pm), e também um subset de Perl6 chamado mini-Perl6... escrito e
compilado ("bootstrapped") em mini-Perl6!

> Se me lembro bem, Python aparece com performance melhor do que Perl
> (??) e Ruby está abaixo de Perl (o que deve ser verdade pelos
> relatos de uso que tenho visto).

Melhor performance em quê?

Tempo de execução da máquina? Ou tempo do programador?

Se você quisesse otimizar para a máquina deveria estar usando C. ; )