[Cascavel-pm] Artigo - Como Perl Salvou o Projeto Genoma

Nelson Ferraz nferraz em gmail.com
Quinta Maio 24 04:58:14 PDT 2007

> O cara é fanático por Python. Provavelmente, antes de ver qualquer
> coisa sobre Perl, já a achava a pior linguagem do mundo.

Vocês leram a página até o fim?

Mais para frente ele diz:

"Update: Como recebi alguns comentários sobre a forma como tratei
perl nesse post, vou tentar comentar e explicar melhor o que
aconteceu. (...)

Perl é sim a linguagem oficial da bioinformática, e foi isso que
falei acima.

Sobre as expressões regulares; em todos os lugares que li sobre perl,
notei que eles dão uma enfase a mais nesse tópico, e não é a toa.
Perl é sim bem forte com as regex, e os mais experientes conseguem
fazer coisas incriveis com elas. Não deixam de ser praticamente
ilegiveis e trabalhosas de serem aprendidas.

Citaram sobre as listas de discussão perl nos comentários. Entrei em
2, uma chamada Perl-BR onde recebo 10++ spam’s\dia e não existe
moderador e a outra tida como a oficial brasileira chamada cascavel-
pm onde tem muita gente fera e me ajudou muito.

Desculpe-me os que sentiram-se ofendidos com o que postei. Aquilo é
apenas a minha opinião, e python sempre tirou de letra os problemas
que enfrentei, coisa que não consegui com perl talvez pelo fato de
não me dedicar e estudar mais. Talvez não.

Uma coisa que não consigo tirar da cabeça é por que os programadores
e adoradores perl tem tanta raiva de python & ruby. O que será que
vem assombrando a vida deles?"

---

Essa disputa de perl x python x ruby não tem muito sentido. Mesmo a
disputa com java não tem muito sentido -- apesar de java "roubar a
cena" no mundo corporativo -- ganharíamos mais resolvendo problemas
reais em perl do que criticando outras linguagens.

Aliás -- li nesse blog que há planos de uma pyconf. Eu gostaria de
sugerir uma união com o YAPC::Brasil. Várias linguagens "pequenas",
juntas, podem ter mais força para enfrentar os gigantes.