[Cascavel-pm] [Bulk] Re: mail em perl

Otávio Fernandes otaviof em gmail.com
Quarta Maio 23 11:51:19 PDT 2007

On 5/23/07, lgonzaga em lncc.br <lgonzaga em lncc.br> wrote:
> Não acho que o problema seja no cliente. Este problema só ocorre nas listas
> cascavel e rio-pm, e somente quando a origem do email é o Gmail.
>
> Sem entender bulufas sobre os protocolos de comunicação entre os servidores
> de email, daria um grande CHUTE:  O servidor do gmail envia o email, como o
> servidor da lista não responde, ou demora a responder que recebeu o email, o
> gmail manda novamente. O que acham ?
>
> Em tempo, participo de duas listas hospedadas no yahoo e este problema não
> ocorre.
>
> Luiz.

Luiz,

O seu chute não faz sentido, pq se fosse assim, nenhum dos dois smtp
servers conversariam segundo as rfcs ... e eu não acredito que seja
este o problema ;-) (( mesmo sendo o Yahoo :-P ))

O meu "chute" é o software de gerenciamento de listas de discussão que
se perde ao referenciar a mensagem, ou ainda não há cache de msgid's
... veja as referências do corpo da mensagem:

	<8e3843570705220533s5f3e9aa3id9d5f3d83a66c9e1 em mail.gmail.com>
	<67E2E210-C3FC-483D-A1E4-061B88E9F003 em yahoo.co.uk>
	<8e3843570705220553t74f72f42u966fb4d06d506a60 em mail.gmail.com>
	<1D4BBA3E-37CA-4B74-9732-4AB32BF10FBE em yahoo.co.uk>
	<8e3843570705220642n4d1b6135ic1540d23d92d6b65 em mail.gmail.com>

vejam também:
http://archives.free.net.ph/message/20070507.213744.5b5bf302.en.html
http://www.python.org/cgi-bin/faqw-mm.py?req=show&file=faq03.012.htp
http://www.python.org/cgi-bin/faqw-mm.py?req=show&file=faq04.016.htp

O google não deixa a mensagem chegar duplicada pq tem o controle de
msgid, porem, além do pessoal do Yahoo, mais algum domínio tem tido
mensagens duplicadas ?

um abraço,