[Cascavel-pm] Iniciando com o Catalyst

Segunda Maio 14 11:09:29 PDT 2007

On 5/14/07, André Garcia Carneiro <andre.garcia.carneir em terra.com.br> wrote:
> Particularmente não gosto muito de brincar com exp. regulares no javascript, talvez por ter me 'apegado' ao
> modo como Perl trata exp. regulares, eu tenha ficado 'mal acostumado'. Mas como dizia o sábio chinês, 'gosto é
> gosto'.

Eu também prefiro em Perl, obviamente. Contudo, de todas as *outras*
linguagens, JavaScript é a que tem a melhor sintaxe para tratar de
expressões regulares, afinal, é praticamente idêntica a de Perl.
Inclusive, o Firefox usa o PCRE.

> Não acho javascript parecido com Perl, tirando o comentário sobre a 'má fama'.

JavaScript é da mesma família de linguagens que Perl, as linguagens
dinâmicas. Nesta mesma família estão também linguagens como Python e
Ruby, entre outras. Nenhuma linguagem se parece muito com a outra
sintaticamente (com exceção de Ruby que foi razoavelmente baseada em
Perl e Python).

Mas todas elas se baseiam em princípios similares. Todas elas possuem
recursos de programação funcional. Todas elas possuem um sistema de
objetos moderno (ao contrário de um conservador como o de Java), mesmo
que seja implementado de maneiras diferentes. Todas elas são
dinamicamente tipadas (apesar de só algumas serem fortemente tipadas).
E todas elas te dão corda suficiente pra se enforcar. O que é algo
bom, desde que você saiba o que está fazendo.

Em geral, todos os recursos disponíveis em uma das linguagens estará
disponível nas outras. Tenta usar um closure em Java (dica: não
existe, nem tem como você emular um). ;-)

-Nilson Santos F. Jr.