[Cascavel-pm] Licensas livres

Sábado Maio 5 12:45:29 PDT 2007

On 5/5/07, "Iberê O. Kuntz de Souza" <kuntzzz em gmail.com> wrote:
> Não entendi direito essa parte de licenciamento duplo.
> Num sei se seria uma boa idéia utilizar toda essa liberdade que a Perl
> License lhe da, pois não ficaria feliz se um matuto pega-se meu software
> e fize-se um proprietario. Sou um poco contra a esses pricipios, como eh
> o caso da licensa BSD, que eh livre, mas livre demais.

Se você licenciar com algo tão restritivo quanto a GPL, por exemplo,
você estará limitando a (possível) utilidade do módulo. Muitas
empresas americanas, por exemplo, não utilizam bibliotecas GPL pois
isso poderia trazer sérios problemas legais no futuro. Um produto GPL
é diferente. Você pode desenvolver aplicações de código fechado que
conectam a um servidor MySQL, mas você não pode modificar o código do
MySQL e vender como proprietário. Numa aplicação onde você precisa de
"embedar" um banco de dados, você precisa de comprar a licença
comercial do MySQL, pois a GPL não serve, só se seu produto também
fosse GPLed.

-Nilson Santos F. Jr.