[Cascavel-pm] Licensas livres

Daniel Ruoso daniel em ruoso.com
Sábado Maio 5 05:13:08 PDT 2007

Sex, 2007-05-04 às 22:16 -0300, "Iberê O. Kuntz de Souza" escreveu:
> quero saber se a melhor licensa para eu patentear meus programas Perl

Vamos lá,

Em primeiro lugar, patentes não se aplicam a software (exceto nos EUA,
quero dizer, e mesmo assim não tem o sentido que você está usando). O
que você está querendo falar é sobre Direitos de Autor e licenciamento
desses direitos.

A lei do direito de autor (software é entendido como se fosse um livro),
existe apenas um conjunto de direitos muito restritos que você tem que
no caso de você ter uma cópia autorizada (a cópia que você adquiriu),
sem autorização você não pode fazer lá muita coisa a não ser ficar para
você e fazer uso pessoal.

As licenças livres, nesse sentido, são contratos de licença, assim como
a EULA da Microsoft. No entanto, esses contratos, ao contrário de
restringir os seus direitos (como a EULA da Microsoft faz)
explicitamente garantem a você mais direitos do que a lei do direito de
autor normalmente prevê.

Patentes se aplicam a idéias "inovadoras" (o duplo-clique, por exemplo),
e apenas um país com leis estranhas como as dos EUA consideram válida a
idéia de se patentear software.

> mesmo a Perl License, pois tava vendo que ateh uma versao da mesma, nao
> era considerada software livre, etc. To pensando em adotar mesmo a GPL,
> e se eu fizer uma mistureba da GPL com a Perl License, qual será o
> resultado? Obrigado. (num vale me mandar esse link:
> http://www.perl.com/pub/a/language/misc/Artistic.html)

A Artistic License é uma licença muito permissiva que vai permitir que
alguém utilize o seu código para fazer um software proprietário. A GPL é
uma licença "copyleft", que transmite os direitos para qualquer trabalho
derivado.

Uma vez que você está trabalhando com Perl, recomendo sinceramente que
você mantenha o modelo de licenciamento duplo que o próprio Perl usa.
Isso tem a vantagem de não criar confusão na comunidade, e de deixar a
pessoa absolutamente livre para decidir o que fazer.

Só para deixar claro, licenciamento duplo significa que para fins de
aplicação da licença você pode escolher uma ou outra livremente. Um
exemplo de licenciamento duplo é o mysql, que licencia tanto em GPL
quanto em uma licença proprietária, ou seja, se você quiser fazer um
software proprietário usando o Mysql você precisa comprar a licença
proprietária do Mysql, porque se você escolhe o modelo de licenciamento
pela GPL, o seu software tem que ser distribuído licenciado com a GPL
também (na verdade a Mysql abre excessão para qualquer outra licença
aprovada pela OSI).

daniel