[Cascavel-pm] Dúvidas com rotina Perl

marcos_r_scopel em whirlpool.com marcos_r_scopel em whirlpool.com
Quinta Maio 3 13:18:03 PDT 2007

Eden,

Obrigado pelas dicas... Na verdade não fui eu quem escreveu esse código,
apenas sobrou para mim mantê-lo. Com certeza tenho muito que aprender, o
que preciso no momento é fazer com que a parte do código que envia e-mail
funcione, ou seja envie emails, coisa que não está acontecendo. Acredito
que seja algo com configuração de server, ou não tem um server para
funcionar, não sei... A função de email é parecida com a do PHP?

Grato

Marcos R Scopel

             "Eden Cardim"
             <edencardim em gmail
             .com>                                                      To
             Sent by:                  "Cascavel Perl Mongers"
             cascavel-pm-bounc         <cascavel-pm em pm.org>
             es+marcos_r_scope                                          cc
             l=whirlpool.com em p
             m.org                                                 Subject
                                       Re: [Cascavel-pm] Dúvidas com
                                       rotina Perl
             03/05/2007 16:55

             Please respond to
               Cascavel Perl
                  Mongers
             <cascavel-pm em pm.o
                    rg>

On 5/3/07, marcos_r_scopel em whirlpool.com <marcos_r_scopel em whirlpool.com>
wrote:
> Boa tarde pessoal,
>
> Tenho algumas rotinas escritas em Perl e a parte de envio de email não
está
> funcionando. Sou novato em programação Perl e não estou conseguindo achar
> problema, essas rotinas rodam em plataforma Windows.

Bem, faltam algumas coisas pra nós mortais e não-videntes nos ousarmos
a procurar o problema:
- Descrição do seu problema - "A parte de envio de email não está
funcionando" significa o que exatamente? As mensagens não estão sendo
enviadas? Tão sendo enviadas ao contrário? Pra pessoa errada? Pra você
mesmo? Alguém te disse que tá errado? Quem?
- Documentação - O que esse programa deveria estar fazendo?
- Esquema do Banco de Dados - Tô vendo consultas em SQL mas não faço
idéia de como é o banco de dados que você está consultando, então, a
princípio, pra mim o problema pode estar em qualquer lugar do seu SQL.
Ah, tb não consigo executar o programa porque não tenho como
reproduzir o banco de dados.
- Plataforma - Windows 1.0, 2.0, 3.0, 3.1, 95, 98, NT 4.0, 2k, XP ou
Vista? Qual versão do perl você está usando?

Já que você disse que é iniciante em Perl, dei uma olhada no fonte e
tenho algumas dicas gerais pra lhe dar:

- Sempre < use strict > e < use warnings >, sem eles nem o Larry Wall
vai achar o seu problema, mesmo se você fornecer as informações que
mencionei acima.
- Quando suas rotinas estiverem recebendo mais de 3 parâmetros, tá na
hora de quebrar ela em duas.
- Listas são suas amigas:

    # sai isso...
    # my $param1 = shift;
    # my $param2 = shift;
    # my $param3 = shift;

    # entra isso...
    my($param1, $param2, $param3) = @_;

- Slices também:

   # sai isso...
   # ($sec, $min, $hora, etc...) = localtime;
   # $hoje{'SEC'} = $sec;

   # $hoje{'MIN'} = $min;

   # $hoje{'HORA'} = $hora;

    # entra isso...
    @hoje{qw/SEC MIN HORA etc.../} = localtime;

espero ter ajudado...

--
Eden Cardim
Instituto Baiano de Biotecnologia

Nota: A informação contida nesta mensagem pode ser privilegiada e
confidencial, protegida de divulgação. Se o leitor desta mensagem não for o
receptor pretendido, saiba que toda a disseminação, distribuição ou cópia
desta comunicação é estritamente proibida. Se você a recebeu por engano,
por favor elimine-a e notifique, por email o remetente. Obrigado.

Note: The information contained in this message may be privileged and
confidential and protected from disclosure. If the reader of this message
is not the intended recipient, or an employee or agent responsible for
delivering this message to the intended recipient, you are hereby notified
that any dissemination, distribution or copying of this communication is
strictly prohibited. If you have received this communication in error,
please notify us immediately by replying to the message and deleting it
from your computer. Thank you.
Whirlpool Corporation