[Cascavel-pm] WxPerl e MVC

Eden Cardim edencardim em gmail.com
Quarta Março 28 16:16:48 PDT 2007

On 3/28/07, Alceu R. de Freitas Jr. <glasswalk3r em yahoo.com.br> wrote:
> O que realmente me deixa com dúvidas é que nenhuma das
> explicações que encontrei na internet sobre MVC deixa
> explicíto como deve ser a comunicação entre as três
> classes (quem chama quem e em que situação). Por
> exemplo, se eu tenho um evento na View, poderia chamar
> o Model diretamente? Ou teria que fazer isso pelo
> Controller? O mais perto que cheguei disso foi
> implementar uma superclasse abstrata da View para
> ligar o Model a ela. Se alguém tiver um link para
> informar isso, fico muito grato.

Na verdade, eu gosto de imaginar que MVC é só um nome bonito para o
padrão "Adaptor". O Controller é apenas um adaptador para as
interfaces das Views e Models.

> Seria algo como definir um modelo de visão que pode
> ser posteriormente recriado com diferentes
> tecnologias? Algo como isso aqui?
> http://www.openmdx.org/

Acho que seria mais direcionado ao reaproveitamento do Catalyst em si,
em outros tipos de aplicação. Por exemplo, invés de chamar uma
coderef, um evento disparado por um widget invocaria uma action.

--
Eden Cardim
Instituto Baiano de Biotecnologia