[Cascavel-pm] Qual é a melhor maneira de programar e/ou modelar um código em Perl?

Eden Cardim edencardim em gmail.com
Quarta Março 28 07:01:28 PDT 2007

On 3/28/07, Marco Aurélio (MACAÉ) <marcoaureliomacae em gmail.com> wrote:
> Qual é a melhor maneira de programar e/ou modelar um código em Perl estruturado?

Boa pergunta, acho que não existe um conceito a respeito disso numa
linguagem tão vasta e flexível como Perl e meu chute é de que nunca
haverá, mas posso estar enganado.

> Como deve ser uma ideal método de programação, modelagem e
> implementação de script em Perl estruturado, comparando o exemplo
> abaixo?

Depende da abordagem que você escolheu para a arquitetura do seu
sistema (você escolheu uma arquitetura, correto?). Tem vários tipos de
arquitetura, dentre as que eu já usei e recomendo estão as
arquiteturas baseadas em fluxo de dados e baseadas em eventos
(dispatch tables, callbacks, etc). A literatura que eu vou te
recomendar como resposta à sua outra pergunta possui mais detalhes.

> Existe alguma ferramenta específica (Design Patterns), para fazer um
> projeto visual do código estruturado em Perl?

Tem várias que mapeiam UML para Perl e tem alguns módulos que
conseguem fazer o inverso. Eu não gostei dos resultados por isso não
uso. Na verdade, sou defensor de metodologias ágeis e não sou muito
chegado em modelagem visual. Porquê? Dá muito trabalho manter os
diagramas sincronizados com as mudanças de requisitos, como sou
preguiçoso, vou direto pro código escrever testes e implementar a
solução.

> [...]
> básica que segue abaixo para ser corrigida por vocês:
>
> # Sugestão de script em Perl estruturado...
> <snip>
> Amigos eu quero sugestões, que devem ser vistas no ponto de vista
> generalizado mesmo, para todo tipo de interface sem TT ou algo muito
> moderno, de preferência bem simples, só conceitos básicos, sem
> orientação a objetos por enquanto, acredito eu, que na engenharia de
> sistemas deve existir uma forma conceitual mais elegante possível!
> Amigos se forem indicar referências bibliográficas, indicarem as

Acho difícil você conseguir literatura boa e detalhada sobre esse
assunto em português, ainda mais brasileiro. Minhas recomendações são:

- Higher Order Perl - Mark Jason Dominus
(http://www.amazon.com/Higher-Order-Perl-Transforming-Programs/dp/1558607013/ref=pd_bbs_sr_1/102-6248744-4390539?ie=UTF8&s=books&qid=1175089186&sr=8-1)
- Design Patterns - Gamma, et al.
(http://www.amazon.com/Higher-Order-Perl-Transforming-Programs/dp/1558607013/ref=pd_bbs_sr_1/102-6248744-4390539?ie=UTF8&s=books&qid=1175089186&sr=8-1)
- Software Engineering - Roger Pressman
(http://www.amazon.com/Software-Engineering-Practitioners-Roger-Pressman/dp/007301933X/ref=pd_bbs_sr_1/102-6248744-4390539?ie=UTF8&s=books&qid=1175089689&sr=1-1)

Se não me engano, só o primeiro livro da lista não tem versão em
português brasileiro. Eu não costumo ler versões em português porque
são muito mal-traduzidas. Já é suficientemente difícil compreender
literatura sobre software sem um tradutor preguiçoso atrapalhando.

--
Eden Cardim
Instituto Baiano de Biotecnologia