[Cascavel-pm] Qual é a melhor maneira de programar e/ou modelar um código em Perl?

Marco Aurélio (MACAÉ) marcoaureliomacae em gmail.com
Quarta Março 28 06:21:47 PDT 2007

Bom dia, Caros Amigos em Perl Mongers,

Eu gostaria de escutar a opinião de vocês a respeito de:

Perguntas:
Qual é a melhor maneira de programar e/ou modelar um código em Perl estruturado?
Como deve ser uma ideal método de programação, modelagem e
implementação de script em Perl estruturado, comparando o exemplo
abaixo?
Existe alguma ferramenta específica (Design Patterns), para fazer um
projeto visual do código estruturado em Perl?

Pelos meus poucos conhecimentos de autodidata, montei esta estrutura
básica que segue abaixo para ser corrigida por vocês:

# Sugestão de script em Perl estruturado...

# 1) Declaração do compilador, bibliotecas, módulos e variáveis...
#!/usr/bin/perl
use strict;
use warnings;
etc…

# 2) Funções essenciais e operacionais como exemplo: Salvar; Excluir,
Mover; Enviar... sub salvar { etc... }
sub excluir { etc... }
sub mover { etc... }
sub enviar { etc... }
sub datas {etc... }
etc...

# 3) Funções de saídas e resultados do sistema como exemplo:
Relatórios; Formulários; Interfaces em geral...

sub resultados { etc... }
sub interfaces { etc... }
sub avisos { etc... }

# 4) Funções de encerramento de seções e banco de dados, como exemplo:
Sair; Finalizar; Salvar configurações...
sub finalizar { etc... }
sub sair { etc... }

Amigos eu quero sugestões, que devem ser vistas no ponto de vista
generalizado mesmo, para todo tipo de interface sem TT ou algo muito
moderno, de preferência bem simples, só conceitos básicos, sem
orientação a objetos por enquanto, acredito eu, que na engenharia de
sistemas deve existir uma forma conceitual mais elegante possível!
Amigos se forem indicar referências bibliográficas, indicarem as
mesmas em português brasileiro.

Espero ser compreendido, e antecipo os meus agradecimentos!

Fraternalmente em Perl Mongers,
Marco Aurélio (MACAÉ)
Comunidade de Perl Mongers do Recife (PE)