[Cascavel-pm] Bases de Dados[off-topic]

Segunda Março 26 18:27:48 PDT 2007

On 3/26/07, Luciano Giordani Bassani <lgbassani em terra.com.br> wrote:
>  Eu uso os dois SGDB, inclusive em um mesmo servidor (sei que isso não é
> recomendável, mas não foi aprovado uma descentralização). Ambos são usados
> em projetos "grandes" e a única coisa que eu posso dizer é que meu sonho é
> algum dia conseguir migrar a base de dados que roda no MySQL para o
> PostgreSQL. Só lamento ter "caído" neste "papo" do desempenho na época da
> escolha do MySQL.

Desempenho não é "papo" quando você realmente precisa dele. Em um
servidor Pentium 3 933Mhz com 1GB de RAM o MySQL usando MyISAM
consegue agüentar mais de 20mil queries por segundo em um benchmark.

Agora mesmo estou olhando um servidor em produção que fica sob uma
carga de +/- 2mil queries por segundo constantemente (~1650 leitura,
~350 escrita). Isso é uma situação real, com queries complexas, etc.

É claro que o Postgres oferece mais recursos e é uma plataforma muito
mais agradável para se programar. Contudo, provavelmente, pra uma
carga que satura um servidor MySQL/MyISAM você provalvelmente
precisaria de 2 ou 3 servidores Postgres.

Mas é relativamente raro alguém precisar de um servidor que realize
milhares de queries por segundo. Por isso, na maioria dos casos, o
Postgres é uma ótima escolha.

-Nilson Santos F. Jr.