[Cascavel-pm] WxPerl e MVC

Quinta Março 22 08:26:38 PDT 2007

--- Luis Motta Campos <luismottacampos em yahoo.co.uk>
escreveu:

>    Adote um dos paradigmas, e descarte o outro: se
> sua interface
> gráfica vai operar sobre MVC, use apenas MVC. Se a
> sua interface
> gráfica vai ser (como você está implementando agora)
> Event-Driven,
> descarte o MVC (é a melhor solução para o seu
> problema, eu acredito).

Se não der para contornar o problema, terei que fazer
isso mesmo. O duro vai ser programar "VB style". >:-P

A idéia de usar MVC é justamente poder usar View
diferentes sem muito esforço.

>    Eu não estou entendendo esta coisa do MVC. MVC é
> um design pattern
> que implementa uma arquitetura fácil de usar para
> desenhar sistemas
> iterativos - os que tem interface com usuário
> normalmente são. Mas
> você está usando um gerador de interface que
> implementa interfaces
> pelo paradígma Event-Driven. Isto quer dizer que
> você tem alguma
> coisa que se parece com o "V" e com o "C" do seu
> MVC.

Talves dê para empregar um modelo de MVC (putz, as
definições que encontrei do padrão não são exatamente
as mesmas, o que é no mínimo estranho).

>    Se você quer MESMO usar MVC, vai precisar
> entender que o WxPerl já
> gerou para você suas Views e seu Controller. Você
> precisa implementar
> apenas os Models e chamá-los a partir dos códigos de
> gancho gerados
> para cada controle da interface com o usuário.

Por projeto, aparentemente o WxPerl é orientado a
eventos mesmo. Mas posso estar enganado. Não conheço a
API completamente, até porque o WxPerl não tem uma
documentação boa.

>    Assim, a pesar da falta de controle sobre a
> implementação toda,
> você vai conseguir misturar as duas coisas.

Se não der para fazer direito, então vou deixar o
programa do jeito que está. :-)

>    Espero que esta idéia te ajude.

A discussão ajuda. Como o Éder comentou em outro
email, as propostas de MVC variam um pouco dependendo
de quem escreve. Vou comentar isso com mais detalhes
no email dele outra hora.

>    Isto apenas me ocorreu hoje, desculpe. Eu
> normalmente evito
> sistemas baseados em MVC e interfaces com o usuário
> - eu não gosto de
> implementar este tipo de coisa.

Minha interação com usuário sempre se limitou a opções
para o programa na linha de comando: interfaces
gráficas não são meu forte. :-) Mas tem gente que se
sente incomodado de usar um programa dessa forma e às
vezes nem tente utilizá-lo, mesmo que o programa
facilite a vida dele no final das contas.

Usuários às vezes são um saco, mas bem... acho que
nosso trabalho se resume a ajudá-los, no final das
contas.

[]'s

Alceu Rodrigues de Freitas Junior
glasswalk3r em yahoo.com.br