[Cascavel-pm] [OT] Duvida sobre MER

Igor Sutton Lopes igor.sutton em gmail.com
Sexta Março 16 16:31:21 PDT 2007

On 2007/03/16, at 21:59, Donato Azevedo wrote:

> Ola pessoal
>
> essa duvida nao é muito sobre perl mas... quem tiver um tempinho...
>
> Eu gostaria de saber se isto aqui viola as regras de modelo entidade
> relacionamento:
> Eu tenho uma tabela (A) que possui uma chave que referencia uma outra
> tabela (B) e
> Eu tenho uma tabela (B) que possui uma chave que referencia uma
> outra tabela (A)
>
> isso é impossível de ser criado dois passos (dois create table
> seguidos)...
> Ou é possível fazer isto?

Você deve primeiro criar as tabelas e depois inserir as chaves
estrangeiras. Deixa eu lembrar como é... Pronto, o bibliotecário
bêbado me ajudou[1]:

<sql>
CREATE TABLE table_a (
      id INTEGER,
      b_id INTEGER
);

CREATE TABLE table_b (
     id INTEGER,
     a_id INTEGER
);

ALTER TABLE table_a ADD CONSTRAINT b_fk FOREIGN KEY (b_id) REFERENCES
table_b (id);
ALTER TABLE table_b ADD CONSTRAINT a_fk FOREIGN KEY (a_id) REFERENCES
table_a (id);
</sql>

Espero que ajude!

[1] http://www.postgresql.org/docs/7.4/interactive/sql-altertable.html