[Cascavel-pm] Fwd: Programar ou reaproveitar (was: Listando sub-diretorios ...)

Eden Cardim edencardim em gmail.com
Quarta Março 14 11:26:17 PDT 2007

On 3/13/07, Marco Lima <mago.perlbr em gmail.com> wrote:
> Desculpe, mas tenho que discordar ... utilizar módulo pronto é muit bom, já
> voi testado muitas vezes evitando possíveis falhas ... mas tenho dois casos
> para pensar:
>
> 1- Nem sempre o módulo é a melhor solução, principalmente como falamos de
> performance e customização.

Bem, se o módulo for bem-escrito (e quase todos os módulos que merecem
ser usados são), vai ser fácil customizar/otimizar os gargalos usando
herança + polimorfismo ou quem sabe até alguns hacks na tabela de
símbolos.

> 2- Muitas vezes vocês poderá estar em um projeto e não poder utilizar o
> CPAN, deverá escrever seus próprios módulos.

Roubar idéias ta valendo? Tio Bill ficou rico assim.

> [...]
> para que um dia se torne um Best Seller, lido por diversas pessoas, de
> lugares diferentes, culturas difrerentes, gírias diferentes ... devemos
> utilizar um linguagem culta, de maneira limpa e fácil de ser entendido ...
> isso também serve para o grandes sistemas, sistemas que seram utilizados por
> outros profissionais de áreas diferentes, departamentos diferentes, empresas
> diferentes ... nesse caso devos utlizar as melhores práticas, utilizar
> módulos e soluções já testadas, que garantem um bom funcinamento e uma

Já que não dá para prever o futuro, eu tento sempre escrever meu
código para ser "Best Seller", assim tenho a garantia de que, qualquer
que seja o leitor, sysadmin, usuário de LAN house ou "eu mesmo daqui a
3 meses", ele vai sair satisfeito.

--
Eden Cardim
Instituto Baiano de Biotecnologia