[Cascavel-pm] [Bulk] Fwd: Programar ou reaproveitar (was: Listando sub-diretorios ...)

Marco Lima mago.perlbr em gmail.com
Quarta Março 14 01:21:57 PDT 2007

Salve Champs:

On 3/14/07, Luis Motta Campos <luismottacampos em yahoo.co.uk> wrote:

>    Em caso de "customização" você pode pensar em melhorar o módulo, e
> matar dois coelhos com uma só paulada: aumenta a flexibilidade do
> módulo, permitindo que você continue a utilizá-lo (por que ele vai
> ser sempre extensivamente testado e o seu programa não) e ainda
> contribui para a comunidade open-source, que economizou tempo seu
> escrevendo um módulo simples de usar para fazer coisas complicadas.

Não estou pregando a não utização de Módulos quando é possível, sua
customização e contribuição open-source, mas nem sempre isso é possível,
lembro de uma palestra do Randal onde ele fala que em um projeto onde isso
não é possível escreva os módulos de negócios separados de módulos que
poderá disponibilizar para comunidade, porque nem sempre as empresas
permitiram disponibilizar seus negócios.

> 2- Muitas vezes vocês poderá estar em um projeto e não poder
> >

>    Sinceramente, eu tenho descartado oportunidades de trabalho que
> não me permitem utilizar bibliotecas públicas. Eu tenho procurado
> metodicamente escrever open-source, e tenho sempre sido muito mais
> valorizado e recompensado por isso.

Isso deve ser bom para você, mas não é uma realidade na maioria das
empresas, principalmente grandes empresas e corporações, não acho que isso é
a melhor postura, por isso defendo o uso nessas empresas. por razões já
apresentadas aqui, como testes.

   Claro, você sempre pode achar que ser um "code monkey" e trabalhar
> etenamente num banco, re-inventando a roda e ganhando um rio de
> dinheiro é o melhor negócio do mundo... todo mundo é 100% dono do seu
> próprio nariz.

Pois, concordo por isso acho que deveria tentar convencer essas empresas a
utilizarem essa filosofia, quem sabe não ganhará rios de dinheiro com isso,
e sinceramente não vejo nada de errado em trabalhar enternamente em um
banco, existem sistemas bastante interessante nessas empresas e garanto que
ninguém fica re-inventando a roda.

> Discordo, escrever pouco é sempre escrever pouco ... se vc escreve
>
>    Não é uma questão de escrever.
>    É uma questão de ler.
>    E normalmente, quem vai ler, não escreveu, e pode ter muitos
> problemas.
>    O bom engenheiro de software sabe quando usar código descartável
> (e efetivamente descarta o código depois de usar) e quando é preciso
> garantir que o estagiário vai conseguir ler o programa (por que você
> custa muito caro para fazer manutenção de páginas web).

Isso eu tenho que concordar, e não vou aconselhar que utilizem esse tipo de
código para passar a pessoas que não compreendem seu funcionamento, esses
códigos são perfeitos para resolverem problemas pontuais do dia a dia e não
para escrever sistemas.

   E, particularmente, eu acho gilete usada uma coisa nojenta. Está
> escrito nela: "descartável".
>    Vale a mesma coisa para código perl, com a diferença que, quando
> eu uso código, a minha barba cresce, e, quando eu uso a gilete, ela
> "encolhe" ;-)

Gostei, mas você não deixa de utilizar uma gilete na hora de "encolher" sua
barba, essa é questão ... é algo que você utiliza no seu dia a dia para
fazer tarefas simples, mas que são necessárias para sua boa aprência, mas
existem pessoas que preferem não usar ... mas isso já é uma questão de como
preferem se apresentar.

Abraços;

Marco Lima
mago.perlbr em gmail.com