[Cascavel-pm] [Bulk] Fwd: Programar ou reaproveitar (was: Listando sub-diretorios ...)

Quarta Março 14 01:00:37 PDT 2007

On Mar 13, 2007, at 11:04 PM, Marco Lima wrote:
> 1- Nem sempre o módulo é a melhor solução, principalmente como
> falamos de performance e customização.

   Em caso de "customização" você pode pensar em melhorar o módulo, e
matar dois coelhos com uma só paulada: aumenta a flexibilidade do
módulo, permitindo que você continue a utilizá-lo (por que ele vai
ser sempre extensivamente testado e o seu programa não) e ainda
contribui para a comunidade open-source, que economizou tempo seu
escrevendo um módulo simples de usar para fazer coisas complicadas.

> 2- Muitas vezes vocês poderá estar em um projeto e não poder
> utilizar o CPAN, deverá escrever seus próprios módulos.

   Sinceramente, eu tenho descartado oportunidades de trabalho que
não me permitem utilizar bibliotecas públicas. Eu tenho procurado
metodicamente escrever open-source, e tenho sempre sido muito mais
valorizado e recompensado por isso.

   Claro, você sempre pode achar que ser um "code monkey" e trabalhar
etenamente num banco, re-inventando a roda e ganhando um rio de
dinheiro é o melhor negócio do mundo... todo mundo é 100% dono do seu
próprio nariz.

> Discordo, escrever pouco é sempre escrever pouco ... se vc escreve
> pouco errado, pode escrever muito errado não importa quanto vai
> escrever, se primeiro precisa escrever.

   Não é uma questão de escrever.
   É uma questão de ler.
   E normalmente, quem vai ler, não escreveu, e pode ter muitos
problemas.
   O bom engenheiro de software sabe quando usar código descartável
(e efetivamente descarta o código depois de usar) e quando é preciso
garantir que o estagiário vai conseguir ler o programa (por que você
custa muito caro para fazer manutenção de páginas web).

   E, particularmente, eu acho gilete usada uma coisa nojenta. Está
escrito nela: "descartável".
   Vale a mesma coisa para código perl, com a diferença que, quando
eu uso código, a minha barba cresce, e, quando eu uso a gilete, ela
"encolhe" ;-)