[Cascavel-pm] Fwd: Programar ou reaproveitar (was: Listando sub-diretorios ...)

Wendel Scardua wendelscardua em gmail.com
Terça Março 13 20:25:20 PDT 2007

On 3/13/07, Marco Lima <mago.perlbr em gmail.com> wrote:

> Não é porque você escreve seus próprios módulos, sem utilizar o que foi
> feito por outras pessoas que você escreva "Código Porco", se uso de código
> feito por uma grande quantidade de pessoas tivesse 100% de garantia de não
> ser "Código Porco" ... o Windows seria o menor SO do planeta.

Acho que a questão não é bem essa. Código porco-ou-não é *ortogonal* a
uso-ou-não-de-módulos-prontos.
Se você quer escrever Código Porco, usar módulos prontos não vai te impedir
:-)

> [...]
> pela maioria das pessoas ... mas nem sempre temos tempo para blah blah para
> resolver um problema ... e gírias muitas vezes podem ser muito util, e fazem
> você resolver problemas difíceis e perigosos ... quando precisar resolver
> uma falha no sistemas em poucos segundos, talvez pense duas vezes em perder
> tempo, escrevendo código, consultando CPAN e lendo módulos etc. .... Perl
> não escreve "código porco", escreve soluções ... se asolução é escrever
> gírias então essa é a melhor maneira e não escrever "código porco".

Bom, não sei se ele teve essa intenção, mas há gírias e gírias. Não vejo ele
dizer que gíria é coisa de marginal, mas que SE você falar como marginal
será mais difícil de ser entendido pelo resto da população.

No fundo a coisa toda a ter bom senso, e a ter dó de quem vai ler seu código
depois. Não escreva um sistema crítico em forma de JAPH :-) , assim como
você não responderia pra esta lista com linguagem de SMS:
1. É mt dfcl ntndr st frs. (SMS - JAPH)
2. Eh 1/2 diFiXiu iNtEnDeH exXxTa aKiii.  (Miguxês - Código Porco)
3. Vc acha q essa aqui é difícil ? Acho q não :-)  (Informal relativamente
aceitável)
4. Esta frase é compreensível e segue a norma culta. (Forma culta)
5. Esta sentença, que encontra-se escrita nesta linha, é de fato uma
sentença de acordo com a norma culta da língua portuguesa, mas mesmo assim
vossa senhoria pode, por ventura, considerar um fardo compreender qual a
informação que a mesma almeja transmitir. (Forma culta pedante :-) )

 Eu, particularmente, prefiro ficar entre 3 e 4.

Um pouco mais de "Código Porco", pode ser que dê para aprender um pouco de
> Perl no meio da lama.
>
> open s,">#\!/usr/bin/python";;$#=$/;seek s,"m/^j.a.p.h.!$/";:print s"#\!/usr/bin/perl",+0;;$_=(<0>)[-2];$/=q*(\w)*;
>
> @#=(36.32.32.44.101.114.99,107.104.97.32,114.108.80.101,32.101.114.116,104.110.111.97
> ,32.115.116.74.117.32.32.36,);
> $_=join '',eval("$_");*#=*_;$#=~s*^\$(.+)\$$*$1*;print ~~ reverse join ' ',map{s$\$/\$/$\$2\$1$g&&$#}split(' ',$#);

Assim como meu exemplo 1, pode ser até divertido tentar entender uma frase
quase sem vogais ("s vc cnsg lr iss bm rpd vc dv tr algm prblm"), mas
responder um email sem usar vogais é sacanagem. (e colocar JAPHismos em
código de produção também é sacanagem)

Bem, são só meus 2 centavos :-)

[]s
Wendel