[Cascavel-pm] En:Re: Banco de dados

Quarta Junho 27 06:38:52 PDT 2007

Ave Perl!

Pessoal, quando eu disse 'manipulação' de dados, na verdade quis dizer 'recuperação'. Só corrigindo...

Cheers!

--
André Garcia Carneiro
Developer(Perl/PHP)

De: cascavel-pm-bounces+andre.garcia.carneir=terra.com.br em pm.org
Para: "Cascavel Perl Mongers" cascavel-pm em pm.org
Cópia:
Data: Wed, 27 Jun 2007 14:18:40 +0200
Assunto: Re: [Cascavel-pm] Banco de dados

>    Você precisa de teoria.
>    Eu recomendo pesquisar sobre Álgebra Relacional. A Wikipedia é uma
> boa fonte.

Calma, não assusta o cara! :-D

Álgebra Relacional é um contexto matemático, baseado na teoria de conjuntos que é a base para todas as
implementações de manipulação de banco de dados relacionais de hoje . Mas talvez fosse melhor começar com
conceitos mais simples como entidades, tabelas, relacionamentos etc. Eu sugiro você começar por aqui:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Banco_de_dados_relacional

Conceitos como atomicidade, integridade referencial, índices etc. também são importantes de serem introduzidos
antes de álgebra relacional(na minha reles visão), já que álgebra já trata da manipulação das entidades em um
banco de dados relacional. Se ele não compreende conceitos como entidades, tabelas etc., como poderá enteder
como manipular isso?

Depois de ser introduzido nessas coisas, para entender SQL(e você vai precisar disso para sacar como um banco
de dados relacional deve ser), com certeza a Álgebra Relacional vai te ajudar, porque é exatamente daí que vem
coisas como SQL. Elementos como SELECT, JOIN, WHERE, UNION etc. estão presentes na álgebra relacional, de uma
maneira mais genérica e com uma sintaxe matemática. E existem padrões e comandos diferentes em sistemas
gerenciadores de banco de dados relacionais diferentes, por isso a álgebra é importante nessa hora. Lembrando
dela, você consiguirá caminhar em qualquer RDMBS que apareça na sua frente.

Cheers!

--
André Garcia Carneiro
Developer(Perl/PHP)