[Cascavel-pm] mercado de trabalho brasileiro (era: Várias Variações de Variáveis...)

Segunda Junho 25 11:33:27 PDT 2007

On 6/25/07, Luis Motta Campos <luismottacampos em yahoo.co.uk> wrote:
>    Eu posso estar ficando bobo, mas parece que você acha que a
> universidade privada não melhora por que a universidade pública é boa...

Basicamente.

>    Eu sou da opinião que eles não melhoram por que isso não dá dinheiro;
> não interessa se a universidade pública é boa ou não...

Mas porque melhorar não dá dinheiro? Porque os melhores alunos vão
para as universidades públicas.

Não adianta tenta ensinar Cálculo na 4a série. Em geral, a grande
maioria dos alunos não terá capacidade para aprender. É mais ou menos
a mesma coisa.

Os professores das universidades privadas em geral são tão bons quanto
os das universidades públicas (até porque, boa parte deles veio de lá,
em busca de melhores salários - um professor em uma universidade
privada ganha até 3 vezes mais que em uma pública).

O problema é que a Universidade acaba tendo que se nivelar, caso
contrário os alunos irão desistir e ir para outras mais fáceis. Como
os bons já foram absorvidos pelas universidades públicas, não resta
escolha. Se as públicas fossem ruins, os bons alunos iriam para as
privadas (como acontece no resto do mundo em geral).

-Nilson Santos F. Jr.