[Cascavel-pm] [Spam] RE: mercado de trabalho brasileiro (era: Várias Variações de Variáveis...)

Segunda Junho 25 09:01:01 PDT 2007

compiladores é bastante reduzido mesmo.> Mas os empregadores são interessantes: você pode acabar na Intel, AMD,
...> Os cursos mais "modernos" são para quem quer prefere trabalhar nas> fábricas de software :)Eu iria um
pouco mais além... cientistas da computação e engenheiros da computação sofrem do mesmo problema que
engenheiros elétricos e mecânicos no Brasil: arrumar um trabalho onde ele consiga efetivamente desempenhar sua
função.Como esses cursos capacitam o aluno a poder desenvolver soluções e trabalhar com pesquisa o mercado
aproveita muito pouco disso. São poucos as pessoas que eu conheço que escolheram essas áreas e que efetivamente
trabalham com pesquisa. É uma pena, mas o empresariado no Brasil investe muito pouco em pesquisas que não sejam
relacionadas com agropecuária.Quando terminei o curso técnico eu não optei por fazer engenharia elétrica porque
iria aprender uma porção de coisas que eu simplesmente não conseguiria usar: tenho um punhado de colegas que
hoje fazem qualquer coisa, menos desenvolver sistemas elétricos ou de telecomunicações. Na melhor das hipóteses
eles trabalham como técnicos superqualificados. Eu poderia dizer que isso é uma nivelação por baixo, mas na
verdade a sociedade precisa tanto de técnicos quanto de cientistas. O problema é o sucateamento que o mercado
brasileiro provoca. Some isso ao fato que carreira técnica no Brasil praticamente termina aos 40 (ou você vira
gerente ou vira desempregado) e o resultado é algo triste de ver.[]'sAlceu
-------------------------------------------------  fim mensagem original ------------------------------

    Pode crer, meu orientador e professor de compiladores só dava aula disso porque foi o único
    meio
    que ele conseguiu de 'brincar' com essas coisas na profissão. E olha que o cara não é fraco não.

    O que dá para perceber aí é o simples descaso por parte do governo e principalmente pelas
    empresas aqui no Brasil, que preferem pagar um estrangeiro para desenvolver coisas nessa
    área aqui (quando tentam desenvolver algo na área), do que investir em um profissional
    brasileiro (ah sim! Eles existem, são muitos e tem alguns muito bons), e ainda ter a cara de
    pau de dizer que não tem profissional qualificado.

    Opressão total.... :-(

Cheers!

--
André Garcia Carneiro