[Cascavel-pm] mercado de trabalho brasileiro

Segunda Junho 25 09:00:47 PDT 2007

On 6/25/07, Alceu Rodrigues de Freitas Junior <glasswalk3r em hotmail.com> wrote:
> Eu concordo. Mas acho que uma definição melhor para esse "desenvolvimento de
> qualquer coisa nova" como emprendedorismo. E até hoje eu não tive o
> privilégio de trabalhar em uma empresa aonde isso seja valorizado, a menos
> que sua idéia gere lucro direto.
>
> Gestores não conseguem contabilizar produtividade porque seus funcionários
> estão mais contentes e satisfeitos de não terem de acordar de madrugada ou
> não estarem estressados. Pelo contrário, quando ele vê seu quadro de
> funcionários tranquilo ele fica mais preocupado; alguns provavelmente
> poderão pensar em "cortes de gasto".

Sinceramente, minha (provavelmente menor) experiência de trabalho é
bem diferente da sua (assim como a do meu círculo social imediato).
Mesmo na empresa na qual eu considerava um incômodo ter que ir
trabalhar todos os dias, a realidade era ordens de grandeza melhor que
isso.

Nunca vi algum lugar em que o objetivo fosse "espremer e sugar" a
última gota de sangue dos desenvolvedores. Eu só posso imaginar que
isso ocorra quando você trabalha em uma empresa que tem um
departamento de TI e não em uma empresa de TI. Mas nesse caso, tudo
mundo sabe que é um inferno mesmo: ninguém liga pelo primor técnico
das soluções (e são incapazes de entender que isso é mais barato a
médio/longo prazo).

Eu duvido que uma empresa estritamente de desenvolvimento iria ter
políticas desse tipo. Ou melhor, eu duvido que uma empresa *bem
sucedida* estritamente de desenvolvimento teria políticas desse tipo.

Se alguém aqui trabalha em um ambiente desse tipo, eu sugiro
fortemente que procure um novo emprego, aproveitando o momento
favorável do mercado. Ao menos aqui em Belo Horizonte sobram empregos
de desenvolvedor (se você não se importar em trabalhar com Java ou
.NET). Principalmente para recém formados, só sai da faculdade e fica
sem emprego por aqui se quiser (ou for *muito* incompetente, porque
mesmo os pouco incompetentes conseguem alguma coisinha).

-Nilson Santos F. Jr.