[Cascavel-pm] mercado de trabalho brasileiro (era: Várias Variações de Variáveis...)

Segunda Junho 25 07:48:24 PDT 2007

On 6/25/07, Otávio Fernandes <otaviof em gmail.com> wrote:
> hehehe, infelizmente eu vejo isso também todos os dias, mas também,
> não vejo a universidade como principal fonte do bom profissional ...
> ai eu acho que vai do interesse. Por exemplo, se o sujeito cola nas
> provas, mas em compensação, em outras áreas ele estuda por conta
> própria e mantém um nível saudavel de interesse ...

Se o sujeito cola nas provas de forma indiscriminada as chances são
grandes de que ele não terá um comportamento ético adequado.

A universidade não é a fonte dos bons profissionais. Eu concordo com
isso. Na minha opinião, o que acontece é que os bons profissionais são
atraídos para as boas universidades.

Eu não acredito que o ensino de uma universidade federal seja tão
superior, por exemplo, ao de uma universidade privada de qualidade. Os
professores das melhores universidades privadas, em geral, são bem
qualificados. A diferenciação dessas universidades se deve aos alunos.
Os melhores serão aprovados no vestibular e irão para a universidade
federal porque ela é gratuita (a não ser se o cara seja louco e goste
de rasgar dinheiro).

Isso gera uma realimentação positiva na qualidade do ensino superior
federal. A existências de boas universidades públicas é o principal
fator que impede que ocorra um aumento considerável na qualidade de
ensino das privadas.

-Nilson Santos F. Jr.