[Cascavel-pm] Refactoring Perl 1 - Extract Method

Segunda Junho 25 07:29:13 PDT 2007

On 6/25/07, Lorn <lorn.br em gmail.com> wrote:
> Interessante, infelizmente onde eu trabalho não há essa cultura de
> "refactoring", as coisas SEMPRE são pra ontem, fez, funcionou, produção ...
> :/
> Alguem tem esse problema aqui? ou coisa parecida? ou boas desculpas para
> fazer refactoring ? :)

Onde eu trabalhava antes, tinha um pouco dessa filosofia. Mas eu
empurrei guela abaixo deles a minha filosofia (ao menos nos projetos
em que eu estava envolvido) e eles acabaram vendo que dava bons
resultados.

Aonde eu trabalho hoje, não tenho o que reclamar de forma alguma. Na
vedade, a cultura é o contrário: tem que estar bom pra ir pra produção
- em geral, não vai código que "simplesmente funciona" pra produção.

Se eu trabalhasse em algum lugar que incentivasse código porco e eu
não pudesse mudar isso, eu pediria demissão (assim como eu ameacei
fazer na empresa onde eu trabalhava antes). Claro que nem sempre
existe esse poder de barganha. Mas acho que nós, desenvolvedores Perl,
somos privilegiados. É difícil de substituir um desenvolvedor Perl
aqui no Brasil, principalmente se este for de qualidade.

Claro que se você não está disposto a realmente sair do trabalho essa
não é uma tática recomendada porque: 1) eles podem realmente te mandar
embora; 2) eles podem nem te mandar embora, nem atender suas demandas
e aí vai ficar meio chato pro seu lado.

-Nilson Santos F. Jr.