[Cascavel-pm] Perl Mobile

Daniel Ruoso daniel em ruoso.com
Segunda Junho 25 01:41:26 PDT 2007

Seg, 2007-06-25 às 02:30 -0300, Rafael Magalhães escreveu:
> Alguem aqui trabalha ou trabalhou com perl para aplicações móveis? É
> possível? É viável? Qual as vantagens que eu teria em desenvolver uma
> aplicação mobile em perl ao invés de Java ou .NET? Se for melhor, por
> onde começar?

Acho que a pergunta básica inicial é: Para qual plataforma você vai
desenvolver. Em alguns casos isso pode ser um problema, porque, apesar
de existir perl para o Symbian da Nokia, não existem os bindings para as
bibliotecas proprietárias de interface ao telefone em si, então você não
consegue fazer muita coisa...

Agora, se você estiver apostando em plataformas como o OpenMoko (que
ainda não foi exatamente lançado), o Maemo (do Nokia 770 e n800), ou de
uma série de outros dispositivos baseados em Linux, as chances de você
ter sucesso são a mesma das que trabalhando em um Desktop.

Por outro lado, para todos os dispositivos Linux, você provavelmente
terá um problema maior de portabilidade com Java e com .NET. o Java até
onde eu tinha notícias ainda não tinha sido portado para o Maemo, o mono
então não tinha nem planos. Acho que, o OpenMoko, por outro lado, por
ser um telefone mesmo, provavelmente vai ter Java (mas ainda não tem).

Daniel