[Cascavel-pm] Ensinar Perl na Faculdade [Was: EXPLICAÇÃO SOBRE: PUSH, SPLIT e FOREACH.]

Quinta Junho 21 11:17:30 PDT 2007

On 6/21/07, Nelson Ferraz <nferraz em gmail.com> wrote:
> Por isso eu concordo que os alunos devem passar por C, mais cedo ou
> mais tarde (de preferência mais tarde).

Não. O que eu vejo são pessoas que aprenderam Java e depois ficam
"lutando" contra C, sem se preocupar em aprender, somente em ficar
livre daquilo logo e poder voltar a programar em Java.

Na verdade, eu estou insistindo nisso tudo mais por "picuinha" mesmo.
Eu tenho absoluta certeza que se C fosse ensinada como primeira
linguagem de verdade, em uma universidade genérica qualquer, uma (ou
mais) das seguintes coisas aconteceria:

1) O professor seria algum fanático por performance que iria
contaminar a cabeça de todos com conceitos de otimização prematura;
2) O professor seria algum daqueles "linguagens de alto nível são para
mocinhas" e iria ensinar C porque é assim que macho programa;
3) O professor não saberia ensinar corretamente a linguagem;
4) O professor estaria ensinando C a contra-gosto - preferiria estar
ensinando Java;
5) Os alunos não vão ter capacidade para aprender C direito;
6) Os alunos vão sair achando que sabem programar em C e quando
encontrarem Java, irão achar Java a maior maravilha do mundo, porque
"tudo é tão mais fácil que em C"

São simplesmente muitos pontos pra dar errado. Algum deles vai dar
errado com 95% de certeza. Ensinar Java logo de cara é muito mais
seguro. Já que, no final das contas, quando as disciplinas de
Engenharia de Software chegarem, o professor inevitavelmente será
algum fanático por Java e nesse ponto a maioria dos alunos irão se
converter a adoradores de Java, por doutrinação ideológica.

Java é que nem a praga esquerdista em nosso país. Existe uma
doutrinação ideológica para que programem em Java desde o primeiro
contato com programação da maioria das pessoas que se educam pelos
meios convencionais (instituições acadêmicas, etc). Existe uma
doutrinação pesada e forte. "Deixa a JVM trabalhar."

-Nilson Santos F. Jr.